Como fazer sites em java [RESOLVIDO]

Bom, o título do tópico é minha dúvida…

Por que eu programo java a algum tempo já, mas só utilizo para fazer aplicações desktop mesmo, sistemas, etc…

Mas parece que a maioria dos programadores Java utilizam a linguagem para fazer sites… E a maioria dos certificados são para isso…
E também os cursos do Caelum (a maioria) são voltados para Web…

E outra… Porque utilizar java para desenvolvimento web em vez de php?

Queria um tutorial, que venha do básico, encinando sobre plataforma, tudo

Cara, não confuda site com sistema web. Alguns sitemas web são feitos em java pq precisam de um nível muito bom de escalabilidade e segurança. Os containeres fornecidos atualmente gerenciam os pontos críticos da aplicação e permitem a vc pensar só na lógica de negócio. PHP é muito bom para fazer sites e sistemas de pequeno porte e com algumas funcionalidades restritas.

1 curtida

Complementando…

A maioria das vagas existentes hoje em java, são para desenvolvimento web, por isso existe um gama tão grande de cursos voltados para o desenvolvimento web.

Como o amigo PaduaAlves falou, java não é feito para desenvolver sites e sim sistemas. Se vc quiser fazer um site, simples, com uma pequena consulta e cadastro de usuarios ou alguma regra de negocio mais simples, utilize php e não use java. É matar uma formiga com uma bazuca!

Para aprender java para web, vc vai precisar estudar JEE, mvc e padrões de desenvolvimento web.

Para isso recomendo a principio a apostila fj21 da caelum que está disponível para download gratuito.

A medida que for progredindo pela apostila, venha aqui mesmo tirar suas duvidas e não se de por satisfeito. Após terminar a apostila, procure mais, procure pro outros frameworks, pesquise sobre EJBs e tantas outras coisas que existem. A unica resalva que eu dou é, não tente abraçar o mundo, tenha foco, não ache que da pra saber tudo porque, quando vc achar que já sabe tudo, alguma coisa nova já vai ter surgido.

Boa sorte.

vlw… brigadao

Tipo o facebook né? :wink:

A melhor tecnologia para construção de sites é aquela que vc se sentir mais confortável para trabalhar, afinal, bolar uma arquitetura stateless e que faca uso consciente de recursos do servidor (banco de dados por exemplo) não depende de recursos exclusivos de uma linguagem ou outra, a web é baseada em http/html/javascript, tudo se resume a geração de conteudo dinamico e quanto a isso qualquer linguagem hoje em dia oferece uma solução para tal, PHP e Rails por exemplo é otimo se vc precisa disponibilidade de mao de obra ja que são tecnologias com muitos profissionais disponiveis no mercado. Pra falar a verdade são poucos os sites grandes que usam java/jsp/jsf porque essas tecnologias foram projetadas para uso pesado de sessões web, o que prejudica a escalabilidade para muitos usuários. Claro, vc pode bolar uma arquitetura dessas usando java, mas geralmente isso se dá por meio de linguagens mais modernas como Groovy, Clojure e Scala que são capazes de aproveitar tudo que java oferece em termos de containers ja que são linguagens que compilam para a JVM, ao mesmo tempo que oferece a mesma agilidade de soluções mais populares como PHP e Rails.

O unico motivo para usar Java de cima em baixo em um site web, na minha opiniao, é se vc procura emprego numa consultoria Java/Oracle/JBoss, porque nesses lugares o que importa é cobrar pela complexidade da solução e por licencas de produtos como servidores e IDEs parrudas.

sakei

[quote=Hildebrando Pedroni]Complementando…

A maioria das vagas existentes hoje em java, são para desenvolvimento web, por isso existe um gama tão grande de cursos voltados para o desenvolvimento web.

Como o amigo PaduaAlves falou, java não é feito para desenvolver sites e sim sistemas. Se vc quiser fazer um site, simples, com uma pequena consulta e cadastro de usuarios ou alguma regra de negocio mais simples, utilize php e não use java. É matar uma formiga com uma bazuca!

Para aprender java para web, vc vai precisar estudar JEE, mvc e padrões de desenvolvimento web.

Para isso recomendo a principio a apostila fj21 da caelum que está disponível para download gratuito.

A medida que for progredindo pela apostila, venha aqui mesmo tirar suas duvidas e não se de por satisfeito. Após terminar a apostila, procure mais, procure pro outros frameworks, pesquise sobre EJBs e tantas outras coisas que existem. A unica resalva que eu dou é, não tente abraçar o mundo, tenha foco, não ache que da pra saber tudo porque, quando vc achar que já sabe tudo, alguma coisa nova já vai ter surgido.

Boa sorte.[/quote]

[i]

é verdade interessante essa definição ! cômica + verdadeira, contribuição boa ae do amigo ^^
[/i]

Pessoal, 3 perguntas:

1. Como que dá pra saber se um site é feito em java ou não?
  2. Na apostila do Caelum pede para eu baixar o driver do mysql. Eu baixei esse: http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/ . Tá certo?
  3. Para eu criar o banco de dados, eu preciso baixar o mysql em si… Qual desses que é? http://dev.mysql.com/downloads/mysql/

http://www.guj.com.br/posts/list/201503.java

extensão .java acho q eh uma ^^

Mas sempre que o site é feito em java a extenção fica .java?
Ainda ficou 1 dúvida:
Quando eu tou instalando o MySQL, ele pede para eu selecionar uma dessas opções… Qual delas?

eu geralmente seleciono a q jah vem marcada hehe, mas tem q traduz ae o texto!

cara sempre q ta .java é feito em java! se fosse em outra linguagem seria .asp / .php / .html / htm!

então se é .java é linguagem JAVA ^^

[quote=tgmarinho]eu geralmente seleciono a q jah vem marcada hehe, mas tem q traduz ae o texto!

cara sempre q ta .java é feito em java! se fosse em outra linguagem seria .asp / .php / .html / htm!

então se é .java é linguagem JAVA ^^

[/quote]

Pois é, a web está cheia de sites com extensão .java, né? É esse tipo de cara que não contribui em nada e só cria posts para gerar números.

Bom, eu não ajudei muito aqui também, mas…