Como fazer um backup no firebird via java?

Olá pessoal

Estou com um problema na minha aplicação, eu quero gerar um backup do banco de dados dela mas não consigo fazer de forma alguma
eu ultilizo o banco firebird.

Tentei usar o gbk de diversas formas mas não obtive exito

aqui vai algumas das muitas formas que tentei

try{
        Process processo = Runtime.getRuntime().exec("cmd /c gbak  -user SYSDBA -pas masterkey localhost:C:\\Users\Paulo\\Databases\\CasaCamarim.fdb C:\\Users\\Paulo\\Databases\\backup.fbk");
catch (IOException ex){
         ex.printStackTrace();
     }
try{
        Process processo = Runtime.getRuntime().exec("cmd /c C:\\Program Files\\Firebird\\Firebird_2_1\\bin gbak  -user SYSDBA -pas masterkey localhost:C:\\Users\Paulo\Databases\CasaCamarim.fdb C:\Users\Paulo\Databases\backup.fbk");
catch (IOException ex){
         ex.printStackTrace();
     }

Alguem mi da uma luz por favor :cry:
obrigado

Conseguiiii :smiley:

para aqueles que estiverem com o mesmo problema que eu:

basta só ao inves de usar Process usar Scanner e botar esse getInputStream() no final assim :

try{
     Scanner s = new Scanner(Runtime.getRuntime().exec("C:\\Program Files\\Firebird\\Firebird_2_1\\bin\\gbak.exe -user SYSDBA -pas masterkey  C:\\BancoDeDados C:\\Backup.fbk").getInputStream());
}
catch (IOException ex){
      ex.printStackTrace();
}

valeeu :thumbup:

Oi ~Paulo Junior~, sou iniciante em java e gostaria que minha aplicação tivesse esta opção de backup, então me diz uma coisa: este código você colocou no actionPerformed de algum botão???
e tipo assim: eu tenho um botão de fechar que encerra a aplicação:

private void btnSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
    private void btnSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                        
        System.exit(0);
    }                                       
}

eu quero que qndo o usuário clique pra fechar o programa ele apareça uma JOptionPane pedindo se ele quer fazer o backup ou não, ai se o usuário clicar em Sim é aí que coloco o código que vc descreveu pra fazer o backup???

Desde já, obrigadoO pela ajuda!!!

Oi ~Paulo Junior~, olha so, testei o código no actionPerformed do botão de fechar e ai ele ta gerando o arquivo blz, mas na hora que vou conectar o arquivo no SGBD pra verificar se copiou todos os dados ele diz que não foi possivel fazer a conexão, ai mudei o arquivo de .fbk pra .fdb que é o arquivo de firebird q to usando…
o código no botão de fechar esta assim:

private void btnSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                        
        int opcao = JOptionPane.showConfirmDialog(null,"Deseja fazer backup da base de dados?", "BACKUP", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
        if (opcao == JOptionPane.YES_OPTION){
            try{   
                Scanner s = new Scanner(Runtime.getRuntime().exec("C:\\Program Files\\Firebird\\Firebird_2_1\\bin\\gbak.exe -user SYSDBA -pas masterkey  C:/ServiceSystem/BANCO.FDB C:/ServiceSystem/BACKUP.FDB").getInputStream());
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"Backup realizado com sucesso!");
            }catch (IOException ex){
                ex.printStackTrace();   
            }
        }
        else{
            System.exit(0);
        }
    }

Vc pode me ajudar a ver o que esta dando errado? meu usuário e senha são estes padrões…e como eu posso testar se o backup foi feito com sucesso??Ali no código eu to colocando uma mensagem que o backup foi realizado com sucesso, mas não estou testando se o arquivo realmente foi criado e tal…como eu posso testar isso???

Obrigado!

Eae amigo, blz??
Sei que o post é antigo, mas estou com o mesmo objetivo, e preciso de um norte nesse assunto.
Você conseguiu resolver teu problema??

Aguardo contato.

Abs.

[quote=D?ora Cole Bernardi]Oi ~Paulo Junior~, olha so, testei o código no actionPerformed do botão de fechar e ai ele ta gerando o arquivo blz, mas na hora que vou conectar o arquivo no SGBD pra verificar se copiou todos os dados ele diz que não foi possivel fazer a conexão, ai mudei o arquivo de .fbk pra .fdb que é o arquivo de firebird q to usando…
o código no botão de fechar esta assim:

private void btnSairActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                        
        int opcao = JOptionPane.showConfirmDialog(null,"Deseja fazer backup da base de dados?", "BACKUP", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
        if (opcao == JOptionPane.YES_OPTION){
            try{   
                Scanner s = new Scanner(Runtime.getRuntime().exec("C:\\Program Files\\Firebird\\Firebird_2_1\\bin\\gbak.exe -user SYSDBA -pas masterkey  C:/ServiceSystem/BANCO.FDB C:/ServiceSystem/BACKUP.FDB").getInputStream());
                JOptionPane.showMessageDialog(null,"Backup realizado com sucesso!");
            }catch (IOException ex){
                ex.printStackTrace();   
            }
        }
        else{
            System.exit(0);
        }
    }

Vc pode me ajudar a ver o que esta dando errado? meu usuário e senha são estes padrões…e como eu posso testar se o backup foi feito com sucesso??Ali no código eu to colocando uma mensagem que o backup foi realizado com sucesso, mas não estou testando se o arquivo realmente foi criado e tal…como eu posso testar isso???

Obrigado![/quote]

tento esse cód abaixo mas nao consigo

meu sistema roda em WINDOWS 7 e o servidor tá em um LINUX CENTOS

Runtime.getRuntime().exec("gbak -v -t -user SYSDBA -password O45zz73 -service 192.9.201.99/3050:service_mgr 192.9.201.99/3050:/sistemas/GerenciadorLivros/db/db.fdb 192.9.201.99/3050:/sistemas/GerenciadorLivros/db_bkp/db_bkp.fbk");

alguem tem alguma ideia?