Como fazer um <f:selectItems> do <h:selectOneMenu> carregar selecionado

Oi pessoal!

To com uma dúvida:

eu tenho um h:selectOneMenu que ta vindo certinho, mas eu queria fazer uma verificação para ele quando carregasse na página, viesse com um certo valor já selecionado.
Por exemplo no meu código:

<h:selectOneMenu id="numType" value="#{formType.formType.numType}"> <f:selectItems value="#{formType.formTypesAvailableSelectOne}" /> </h:selectOneMenu>

suponha que o resultado seja

<select id="j_id_id28:numType" name="j_id_id28:numType" size="1"> <option value="">...::Selecione::...</option> <option value="1">Opção 1</option> <option value="2">Opção 2</option> <option value="3">Opção 3</option> <option value="4">Opção 4</option> </select>

Eu queria fazer de uma forma dinâmica, caso eu tivesse uma variável x = 2, então eu fizesse a verificação dentro do selectOneMenu com algo tipo
rendered="#{x == formType.formType.numType}" para o option value=2 ficar selected.
Alguém saberia como ?

Valeu!

Estranho…

Se você colocar a propriedade value para o selectonemenu, ele irá já ajustar de forma automática o valor.

Exemplo:

Você tem uma variável no bean de nome

formTypeVal, setado seus getters e setters

O value para o onemenu ficaria algo como:

value="#{formType.formTypeVal} ou seja, a sua lista de selectitem quando fosse populada, já sincronizaria com o valor corrente trazido dessa variável formTypeVal.

você pode setar o valor selecionado aqui nessa sua variável numType, seta ela pra 2 por exemplo quando alguma regra lhe atender.

essa:

value="#{formType.formType.numType}">

trate isso no seu backing bean.

valeu Javabuntu e Grinvon , consegui mantendo a propriedade value para o selectonemenu, e alterando o backing bean.

[]'s