Como fazer uma app desktop esperar por um evento externo?

5 respostas
Rafael_Nascimento

galera, tenho uma app desktop rodando como serviço, e preciso adicionar uma funcionalidade do tipo:

o usuário informa o caminho de uma determinada pasta no SO, e sempre que qualquer arquivo for inserido naquela pasta, minha app deve executar algum metodo.

nunca fiz isso, alguém tem alguma dica ???

sei que tem como fazer uma “agenda” e executar uma função de tempos em tempos. Mas no meu caso, o ideal seria disparar um evento, no momento em que um ou mais arquivos fossem inseridos na pasta

valeu!!

5 Respostas

maior_abandonado

Rafael Nascimento:
galera, tenho uma app desktop rodando como serviço, e preciso adicionar uma funcionalidade do tipo:

o usuário informa o caminho de uma determinada pasta no SO, e sempre que qualquer arquivo for inserido naquela pasta, minha app deve executar algum metodo.

nunca fiz isso, alguém tem alguma dica ???

sei que tem como fazer uma “agenda” e executar uma função de tempos em tempos. Mas no meu caso, o ideal seria disparar um evento, no momento em que um ou mais arquivos fossem inseridos na pasta

valeu!!

você pode criar um objeto File apontando para a pasta em questão e de tempo em tempo chamar o método listFiles para verificar a existência dos tais arquivos. De quebra, este método recebe um parâmetro no qual você pode filtrar os arquivos que você quer que sejam retornados… poderia usar o método list também, que faria vir o retorno como strings…

E

Se a sua aplicação desktop rodar em Java 7, pode usar algumas classes e interfaces do novo pacote java.nio.file.

Veja como usar em http://docs.oracle.com/javase/tutorial/essential/io/notification.html

prog.tiago

Olá Maior,

Aproveitando o seu tópico, como você fez para transformar seu app em serviço?

Um abraço!

Rafael_Nascimento

usei um framework proprietario chamado exe4j

parece que java.nio.file tem justo o que eu estava procurando :smiley:

vou dar uma olhada nessa API, se der certo, posto aqui de volta o resultado

obrigado galera!!

maior_abandonado

prog.tiago:
Olá Maior,

Aproveitando o seu tópico, como você fez para transformar seu app em serviço?

Um abraço!

ja usei um software chamado writer para isso… foi bem facil de configurar na época… cheguei a ler sobre um java service também mas nunca usei.

Criado 31 de maio de 2012
Ultima resposta 1 de jun. de 2012
Respostas 5
Participantes 4