Como fazer uma bola andar?

Bom dia Galera!
Estou iniciando a programação em JAVA, tenho alguns materiais aqui e gostaria muito de desenvolver jogos e vou montar uma apostila passo a passo com tudo o que eu aprender para passar aqueles que assim como eu são apaixonados por jogos e querem desenvolver nem que seja um simples jogo.

Minha duvida é a seguinte, estou pensando em desenvolver toda a parte visual no blender e fazer a programação no java, mas antes, eu gostaria de iniciar bem do inicio mesmo, fazendo uma coisa bem básica, para eu pegar a lógica e também ir documentando nessa apostila e disponibilizar os fontes tambem.

O que eu quero fazer é simples, fazer um jpg feito no paint mesmo (uma bola vermelha) andar conforme o clicar do mouse ou conforme as teclas do teclado forem pressionadas. O fundo inicial pode ser um preto (um outro jpg feito no paint).
Até hoje programei bastante em PHP e Delphi, mas foram sistemas de controle, cadastro clientes…
Hoje eu vejo que a programação de Jogos é totalmente diferente de uma programação de sistemas.

Alguém poderia me ajudar a montar essa primeira etapa?

Que tal aprender a usar o Unity ( http://unity3d.com/ ) ? Se quer programar jogos, o Unity é bem mais interessante de usar, e existem até livros em português que ensinam a criar jogos em Unity.

starcraftm

O principio básico seria ter um objeto BOLA que guardaria a imagem, a posição no eixo X e a posição do eixo Y. E conforme a ação do usuário uma thread seria responsavel por alterar a posição da bolinha nos eixos.

MAS, eu não acho java uma linguagem indicada para jogos, a não ser que você queira utilizar a linguagem (não a plataforma, vale lembrar) para construir jogos para o OS Android. Caso contrario, eu acho que valeria a pena aprender C++ e alguma API de jogos para ele. Ou XNA…

Ou ainda, aprende Python e vai fuçar na CryEngine.

Bom exemplo de programação de jogos usando java:

http://fabiensanglard.net/Prototyp/index.php

Amigos,
Pensei em desenvolver em java, pois tenho um amplo material em casa de programação em Java, ± 10 dvds de video aulas, várias apostilas.

Se vocês dizem que c++ é melhor, então irei para o c++
Vocês poderiam me indicar então algum forum bom para c++ e alguns materiais?

Eu poderia utilizar o Dev c++ para isso?
Pensei aqui em fazer os mundos e personagens em Blender e a programação em C++, o que vocês acham?

A ideia de utilizar uma engine pronta é legal, mas não para o meu projeto de pegar bem do básico uma linguagem e chegar até o desenvolvimento.
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.

[quote=starcraftm]
A ideia de utilizar uma engine pronta é legal, mas não para o meu projeto de pegar bem do básico uma linguagem e chegar até o desenvolvimento.
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.[/quote]

Entretanto, sugiro você também estudar a tal engine, porque você pode aprender todos os conceitos que são necessários para criar (ou pelo menos especificar) uma engine.

Veja isso, eu estou seguindo e ja estou construindo meus games.

Muiiiito bom !!! Eu tbm andei, andei, andei, pesquisei, pesquisei, tentei aprender varias tecnologias mas esse Unity3D é show d++++…

t+ e boa sorte.

Querido fernandopaiva,
Você me fez ficar com vontade de programar no Unity =)
Deixe-me perguntar uma coisa antes de iniciar, a versão free eu só não consigo compilar o jogo e distribuir seria isso ou tem outras limitações?
Qual a linguagem de programação dentro do Ynity, seria c++?

[quote=entanglement][quote=starcraftm]
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.[/quote]

Entretanto, sugiro você também estudar a tal engine, porque você pode aprender todos os conceitos que são necessários para criar (ou pelo menos especificar) uma engine. [/quote]

Até porque se você quiser vender alguma coisa no Apple AppStore, não consegue vender nada escrito em Java, mas é possível vender coisas escritas em Unity - uma delas é aquele famoso joguinho “A monster ate my homework”)

Se não quiser fugir do JDK, pode usar o JavaFX:

http://javafx.com/

[quote=starcraftm]Querido fernandopaiva,
Você me fez ficar com vontade de programar no Unity =)
Deixe-me perguntar uma coisa antes de iniciar, a versão free eu só não consigo compilar o jogo e distribuir seria isso ou tem outras limitações?
Qual a linguagem de programação dentro do Ynity, seria c++?[/quote]

Por enquanto, o Unity3D suporta JavaScript, C# e Boo…Em minhas orações estou pedindo muito para q suporte C++, mas por enquanto nem sinal ainda, mas ja viu né…A fé move montanhas, quem sabe uma hora dessas o Unity3D suporte C++.
Veja o ultimo link q te mandei: http://www.youtube.com/watch?v=VEiNoDTJd0o

O xxGUTOxxx, que é quem criou os videos ensina bastante C# e como utilizar nos Game Object, é muiiito simples.

[]s e boa sorte.