Como fazer uma consulta no banco

Bom galera em desktop e web só usei banco de dados fazendo inserção, nunca fiz consulta ! Partindo da forma que tenho aqui para fazer inserção, desenvolvi o seguinte pensamento: Tenho um servlet que possuirá o campo de pesquisa ( utilizando o código de registro no banco ), partindo desse código, um select dentro da minha classe JDBCConsulta, que contém o método consulta, essas informações serão passadas para a classe consultaCliente que usará as informações coletadas no select para serem exibidas na tela para o usuário ! Bom creio que esse pensamento está certo, porém minha dúvida é na codificação, não tenho noção nenhuma de como implementar esse código ! Alguém poderia me ajudar ? Gostaria de perguntar para meu professor mas estou em periodo de férias !

Ta com dúvida em qual parte do código?

Caso ainda não tenha começado ele… vai fazendo o que der e quando não conseguir mais evoluir com o código poste ele aqui.

Então amigo, eu estou em duvida na parte principal, na classe JDBCConsulta, não sei como proceder para fazer o select baseado no código que usuário digita na pesquisa, sei que a estrutura do select seria: Select * from Cliente ( já que quero todos os campos) porém não sei como fazer para pegar somente as informações do cliente procurado ! Gostaria de saber de uma coisa: String nome=(1,nome.getText) <<< dessa forma eu estaria pegando o valor do campo nome do meu banco?

Você precisa fazer um select parametrizado:

Cliente metodoConsultaCliente(int codigo){
    Connection conn = createConnection();

PreparedStatement st = conn.prepareStatement("select * from Cliente where codigo = ?");

st.setParameter(1, codigo);

ResultSet rs = st.executeQuery();

if( rs.next() ){
        Cliente cliente = buildFromResultSet(rs);
        return cliente
    }else{
         throw new NoResulException("Cliente não encontrado!);
    }
}

Hummm… bem simples.

Esse método que irá efetuar a consulta deverá receber um parametro (nome ou id). Assim poderá fazer a consulta com esse parametro (Select * from Cliente where id = ?)

Aqui tem um exemplo.

http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/banco_de_dados/aula_19.html

Vlw galera, foi bobeira minha esquecer do where ! Vou fazer os testes aqui e dou um retorno sobre os resultados que obtiver !