Como fazer uma lista atualizar outra na mesma tela?

4 respostas
W

Pessoal, preciso acrescentar 2 campos em uma tela se puderem me dar umas dicas, eu agradeço:

Eu pensei em 2 text area na mesma linha.
No textarea da esquerda, teria uma lista de servidores
No textarea da direita eu teria que escolher da lista de servidores um deles.
O servidor que eu escolher deve sair dessa lista e aparecer na outra lista.

Se eu carregar essa tela novamente, a lista de servidores deve estar como ficou na seleção anterior, ou seja, na lista de servidores devem constar somente os servidores que eu não havia escolhido ainda.
Mas detalhe, a tabela que constam os servidores não deverá sofrer alteração, essas mudanças devem ocorrer somente na tela.
Na verdade, gostaria de saber se textarea é a melhor opção pra mostrar essa lista e se tem uma forma de fazer a lista ficar com os servidores que ainda não foram escolhidos para aplicação.´
Seria algo parecido com o eclipse, quando adicionamos o tomcat como servidor e selecionamos o projeto, clicamos no botão ADD e o projeto sai da caixa da esquerda e aparece na direita.
Realmente não sei como implementar isso e agradeço qualquer dica.

Anexei um arquivo .doc com uma imagem que mostra como deveria ser, pra facilitar. Aliás, como eu faço pra adicionar um link que abre uma imagem? Assim eu não precisaria anexar arquivos.

Obrigado.

4 Respostas

saninaimayer

Primeiro, em vez de você trabalhar com textarea vc trabalha com campos select, é mais fácil;
Segundo, quando você carregar a tela você carrega somente os servidores que não estão na lista da direita. Eu imagino que você tenha guardado em algum lugar quais dos servidores estão na direita então é só fazer uma comparação verificando isso.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar.

W

saninaimayer, foi exatamente o que pensei pouco antes de ler sua resposta, mas a questão é como que eu guardo os servidores selecionados, teria que ser em uma tabela certo? Então eu faria a comparação dos selecionados com a tabela original e mostraria somente os que não foram selecionados ainda.
Esta seria a única maneira de fazer?
Voce também mencionou usar select, mas teria outro componente? Algo parecido com o eclipse quando configuramos o servidor e selecionamos o projeto e adicionamos este projeto no campo à direita?
No msn tem algo parecido, na caixa esquerda tem a lista de endereços permitidos e na caixa da direita estão os que são bloqueados, que foram escolhidos da caixa da esquerda.
Ou seja, algo que eu pudesse remover e adicionar, eu escolho o item e clico em um botão adicionar e ele vai para a outra lista.
Obrigado de novo.

saninaimayer

As informações sobre os servidores você tem que ter guardado em algum lugar, ou em tabela ou em arqiovo, etc… algum lugar que você possa armazenar as informações e depois pegá-las e carregá-las na lista que for conveniente.

Cara pra complementar, eu tive que fazer um módulo de um sistema que implementei parecido com o seu só que em vez de trabalhar com lista de servidores eu trabalhava com lista de itens que seriam apresentadas em um painel. Quando implementei isso eu utilizei duas jList uma para mostrar os itens que eu tinha cadastrado no banco de dados e outra para mostrar os itens que eu queria que aparecesse no painel. Para fazer a movimentação de um para o outro eu criei dois botões um para mover da esquerda para direita, ou seja colocar ele na lista de itens que serão vistos no painel e outro botão para mover inversamente ao primeiro aqui citado.
A respeito de outro componente, eu não cheguei a procurar nada na net mas deve ter alguma coisa que á automatize algum serviço para ti apesar que é bem fácil de fazer isso. Ahh detalhe, esse componente jList que usei é para programação Desktop mas se for para a web o similar a ele é o select msm agora se você tiver usando JSF se não me engano ele tem um componente nesse estilo que você está querendo.

Você falou do msn e do Eclipse, o componente que eles usam lá para fazer isso é composto pelos itens que tem falei, duas listas e botões para movimentar os itens de uma lista para a outra.

Espero ter sido claro com minha resposta. Qualquer coisa estamos ai.

W

Cara, vc foi claro com sua resposta sim, e é exatamente o que quero fazer. Duas listas e os botões pra mover entre as duas.
A questão é que estou usando uma ferramenta que estou conhecendo agora, “AllFusion Harvest CM”, é um controle de versão, não sei se vc conhece. Ele tem uma ferramenta pra fazer alguns campos, mas parece que é limitado, parece que melhoram o código fazendo em HTMl, na mão mesmo. E usam VBScript tb.
Mas não sei como fazer essa funcionalidade, muito menos em HTML.
Nesse projeto que vc mencionou, como foi implementado esses botões que movimentam os itens de uma lista para outra? O que é executado quando o botão adicionar ou remover é acionado?
Vlw.

Criado 26 de agosto de 2008
Ultima resposta 26 de ago. de 2008
Respostas 4
Participantes 2