Como fazer uma mensagem de alerta de salvar, remover, atualizar, listar no repositório java web

Pessoal, estou fazendo uma aplicação web e gostaria de saber ser tem com fazer um alerta estilo java script
para quando salvar ou realizar outras tarefa de um crud o repositório emitir uma mensagem, estilho JOptionPane,
mas para aplicação web, essa alerta aparecer no navegador passando a informação desejada.

Galera fico no aguardo da ajuda de vcs, desde já muito obrigado.

Geralmente para alertas na web uso Javascript, existem muitos plugins q geram alertas bem legais. O último q utilizei e está me atendendo muito bem é o “noty”, mas existem muitos tipos diferentes (mais simples, mas complicados, mais funcionais, etc), é só dar uma pesquisada e ver qual te atende melhor.

Blz fabiocortolan, deixa eu tentar se mais claro, vou postar o código para ajudar no entendimento,

public void salvar(Usuario a) {

try {
	sessao = com.techlight.hibernateUtil.HibernateUtil.getSession();
	tx = sessao.beginTransaction();

if (procurar(a.getCpfUsuario()) == null) {

sessao.save(a);
		tx.commit();

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Medico salvo com sucesso!");
                                /*Essa seria mensagem que gostaria de informar ao usuário assim que salva-se o medico,
                                 *só que aqui é o repositório e JOptionPane não funciona em emplicações web, 
                                 *então como faria isso, com dar essa mensagem quando for salvo para o usuário,
                                 *com fazer aparece no navegado, como trabalhar com isso em uma aplicação web???
                                 */

} else {
				JOptionPane.showMessageDialog(null,
						"Medico não pode ser cadastrato, verifique se o CRM já existe!");
			}

} catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
		sessao.close();

}

Essa é minha duvida, não sei com tratar isso, se poderem ajudar, tenho que apresentar na faculdade o projeto, se force para
dekstop seria facil pois ele ler JOptionPane, mas web não, o projeto estar quase todo pronto falta só essa benditas mensagens.

desde já agradeço a ajuda de todos.

No caso de sistemas web, vc deve tratar o retorno da requisição e mostrar a mensagem utilizando javascript (estou considerando q vc está utilizando JSP e servlet), ou seja, vc envia a requisição para o java e este envia um retorno para o browser, vc trata esse retorno e verifica a mensagem q irá mostrar.
Eu gosto de trabalhar com Ajax para as requisições e JSon para os retornos, foi o melhor modo q encontrei para fazer esse tipo de tratamento, envio as requisições via Ajax, trato o retorno JSon e mostro a mensagem, tudo pelo Javascript. Espero q ajude!