Como fazer uma Thread esperar a outra?

Boa tarde!
Estou trabalhando uma aplicação que precisa conectar com umas tags através do bluetooth(beacons). Eu modelei esse app da seguinte forma:

  • Coloquei uma splash screen com um delay para poder fazer o scan dos beacons. Após escanear e encontrar salva eles em um Array de objetos. Essa mesma classe trabalha com uma Thread que está sempre escaneando (30s) pra ver se tem mais beacons por perto.
  • A Classe IntentService deixa a aplicação funcionando em background. Nela eu to pegando dados do dispositivo como: latitude, longitude, datahora e etc. Ela também é responsável por salvar o Array de Beacons que vem lá da splash junto com os dados do smartphone.
  • A Classe Main é responsável por chamar o IntentService e mostrar os dados obtidos na tela.

O problema é que toda vez que a tarefa da splash screen é executada um objeto é salva na base de dados e eu esperava que só salvasse um objeto a cada 60 segundos. Se alguém puder me ajudar com dicas, ou sugestões sobre essa modelagem de classe. Desde já agradeço.