Como Fazer upload de imagem para web service e disponibilizar a mesma por http

Olá pessoal do GUJ, primeiramente um bom dia a todos.
programo em java a alguns meses quando comecei a trabalhar com programação
antes disso eu só tinha uma noção básica sobre lógica, e aprendi quase tudo o que sei com a equipe de desenvolvimento
então muitos dos conceitos ( talvez básicos :? ) eu ainda desconheça,
então gostaria de pedir desculpas se a duvida for muito simplória ou caso já tenha sido respondida em outro tópico, mas vamos aonde o bicho pega…
Estou desenvolvendo um projeto que tem basicamente 3 partes,
uma em java para desktop onde eu faço o cadastro dos meus produtos no banco,
a intermediaria que é um web service com codificação java que roda no tomcat7 que disponibiliza os cadastros do banco,
e por fim uma em android onde eu exibo os produtos que eu baixo diretamente do web service
e é ai que começa o problema. :frowning:
a parte de java é um cadastro de produtos e esse produto pode ter uma ou mais fotos
O que gostaria de saber é, se alguém conhece uma forma para eu conseguir
fazer o upload da imagem da aplicação java para o servidor, e depois de upada disponibilizar a imagem
via http para o android fazer o download da mesma, sendo que a url ou as urls da imagem estariam armazenadas no produto.
Aqui já consigo passar o produto para o android e consigo fazer o download da imagem,
porém as imagens que eu faço o download foram inseridas na mão em um servidor exclusivo para as imagens e não através de upload, que é meu objetivo.
O aplicativo android faz o download de todas as imagens toda a vez em que eh ligado(em uma tela de load, com uma thread fazendo os downloads ),
mesmo tendo ciência da perda de desempenho que isso pode acarretar pela possível sobrecarga na rede e volume do trafego ,
essa abordagem foi escolhida por facilitar na manutenção das fotos no android pq que a gerencia delas seria feita somente pelo servidor.
Alguém conhece uma forma para fazer upload da imagem a partir da aplicação e salvar a url da imagem no banco, pro android poder baixar?

edit: o servidor eh em java, eu tinha descrito como sendo jsp.

Alguém sabe se é possivel fazer isso com o Java enviando as fotos para um ftp?