Como fazer validação de campos obrigatorios

Boa tarde pessoal, mais uma duvida, acredito que seja simples, como eu faço validações do campo obrigatorio?

estou fazendo assim ó!

if (getNome().getText() != "5") { JOptionPane.showMessageDialog( null, "Favor preencher o nome."); return; }
mais tem alguma coisa errado pq quando eu digito, 5 aparece a mensagem " favor preencher o nome" do mesmo jeito, e quando eu coloco assim ó,

if (getNome().getText() == " ") { JOptionPane.showMessageDialog( null, "Favor preencher o nome."); return; }
aparece normal todos os dados, estranho pq é para aparecer a mensagem" favor preencher o nome " se eu deixar em branco, mesmo eu deixando em branco não aparece nda, vai direto para a tela normal será que o meu codigo esta sujo?.

Boa tarde meu amigo!

Quando você compara Strings, como:

 "tiago" == "tiago"

Embora o conteúdo seja igual, String em java são objetos, diferente dos tipos primitivos, assim sendo os dois textos acimas estão em posições diferentes de memória, logo a comparação acima retorna false.

Para comparar o conteúdo da string, utiliza o método .equals

Assim oh

if ("tiago".equals("tiago")){
    //retorna true
}

Abraço :smiley:

É como o tiago falou. O código ficaria assim:

if ( ! getNome().getText().equals("5")) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "Favor preencher o nome."); return; }

Visite o site

http://www.tiacademicoweb.xpg.com.br/

Só fala de Java. Pode ajudar de alguma foma.

[quote=prog.tiago]Boa tarde meu amigo!

Quando você compara Strings, como:

 "tiago" == "tiago"

Embora o conteúdo seja igual, String em java são objetos, diferente dos tipos primitivos, assim sendo os dois textos acimas estão em posições diferentes de memória, logo a comparação acima retorna false.

Para comparar o conteúdo da string, utiliza o método .equals

Assim oh

if ("tiago".equals("tiago")){
    //retorna true
}

Abraço :smiley:
[/quote]

até onde eu sei a comparação

"tiago"=="tiago"

resulta em true, isso porque existe um pool de Strings, o qual a JVM usa para não criar uma String já existente desnecessariamente.

posso estar errado mas eu aprendi assim

vfsouza, dá uma olhada em: