Estou com o seguinte problema
Preciso fazer com que seja possível vários objetos do tipo funcionario acessarem um mesmo objeto do tipo filial lembrando que existe mais de 1 objeto do tipo filial.
Outra dúvida vamos supor que tenha uma classe filial e uma classe funcionario onde posso colocar o metodo para calcular o total de funcionarios em uma filial?
Como estou tendo problemas em fazer um objeto já criado ser acessado por outros objetos estou fazendo da seguinte maneira todo funcionario quando entra em uma filial chama um método que
adiciona 1 a quantidade de funcionarios por filial dentro do objeto filial
Desde já obrigado
Como fazer vários objetos de um mesmo tipo (func) acessar um objeto de um outro tipo (filial)
7 Respostas
Olá,
Não entendi muito bem sua pergunta. Mas, você quer que a classe funcionario tenha todos objetos da classe filial?
Você pode usar herança:
Class Funcionario extends Filial {
}
Assim, a Classe Funcionário herderá todos objetos existente na Classe mãe Filial. Mas acho que Herança não seria a solução. Você poderia deixar os objetos da classe Filial como static, sendo acessível em qualquer outra classe.
Ex:
Class Filial {
static String nomeDaEmpresa;
}
Class Funcionario {
Filial.nomeDaEmpresa();
}
que confusão até a herança vai te xingar…
kkk
explica desde do inicio isso ai, ql o mtivo? por q? e como?
talvez desse modo outras pessoas possam te auxiliar pra encontrar um caminho
que confusão até a herança vai te xingar…
kkkexplica desde do inicio isso ai, ql o mtivo? por q? e como?
talvez desse modo outras pessoas possam te auxiliar pra encontrar um caminho
Imagine uma empresa que precisa ter acesso às informações de seus funcionários. Está empresa possui opções para concessão de oito diferentes planos de saúde aos seus funcionários, sendo que cada um deles deve optar por um desses planos e a empresa deve ter condições, a qualquer momento, de saber à qual plano cada funcionário pertence. Está empresa também possui várias filiais e cada uma destas filiais possui vários investidores do mercado, sendo que um mesmo investidor pode investir em várias filiais ao mesmo tempo. Elabore o diagrama de classes (modelo conceitual), assumindo que são necessárias as seguintes informações pela gerência da organização.
- Dependentes por funcionário
- Quantos funcionários escolheram determinado plano de saúde
- Investimentos realizados por investidor e por filial
- Total de funcionários por filial
- Quais funcionários são gerenciados por determinado gerente (que claro, também é funcionário).
*Total de funcionários por nível de formação (1º grau,2º grau,3ºgrau, pós graduação, mestrado)
*Total de funcionários por área de formação principal (informática, administração, …)
Obs: a área de formação principal deve ser única para cada funcionário.
a) Faça o diagrama de classes (modelo conceitual) apresentando as classes, seus relacionamentos e atributos, referente ao problema acima. Programe na linguagem de programação Orientada a Objetos de sua preferência, de forma fiel ao modelo.
Olá,Não entendi muito bem sua pergunta. Mas, você quer que a classe funcionario tenha todos objetos da classe filial?
Você pode usar herança:
Class Funcionario extends Filial { }Assim, a Classe Funcionário herderá todos objetos existente na Classe mãe Filial. Mas acho que Herança não seria a solução. Você poderia deixar os objetos da classe Filial como static, sendo acessível em qualquer outra classe.
Ex:
Class Filial { static String nomeDaEmpresa; } Class Funcionario { Filial.nomeDaEmpresa(); }
Eu até queria usar o extends mas acho que não tem como
eu até pensei em criar um objeto static para filial para guardar o número de funcionários só que existe mais de uma filial e então acho que não daria para fazer assim o que eu queria fazer é criar vários objetos do tipo Filial e que em cada um desses objetos pudesse ter um atributo do tipo inteiro que guardasse a quantidade de funcionários para cada filial
Imagine uma empresa que precisa ter acesso às informações de seus funcionários. Está empresa possui opções para concessão de oito diferentes planos de saúde aos seus funcionários, sendo que cada um deles deve optar por um desses planos e a empresa deve ter condições, a qualquer momento, de saber à qual plano cada funcionário pertence. Está empresa também possui várias filiais e cada uma destas filiais possui vários investidores do mercado, sendo que um mesmo investidor pode investir em várias filiais ao mesmo tempo. Elabore o diagrama de classes (modelo conceitual), assumindo que são necessárias as seguintes informações pela gerência da organização.
- Dependentes por funcionário
- Quantos funcionários escolheram determinado plano de saúde
- Investimentos realizados por investidor e por filial
- Total de funcionários por filial
- Quais funcionários são gerenciados por determinado gerente (que claro, também é funcionário).
*Total de funcionários por nível de formação (1º grau,2º grau,3ºgrau, pós graduação, mestrado)
*Total de funcionários por área de formação principal (informática, administração, …)
Obs: a área de formação principal deve ser única para cada funcionário.
a) Faça o diagrama de classes (modelo conceitual) apresentando as classes, seus relacionamentos e atributos, referente ao problema acima. Programe na linguagem de programação Orientada a Objetos de sua preferência, de forma fiel ao modelo.
Já tentou usar getters e setters e um ArrayList para manipular todos dados?
Acho que quando não coloco um modificador (public, private, etc) os atributos ficam como friendly podendo ser usados por outros objetos
esse programa para mim é bem complexo eu não sei nem por onde começar acho que vou voltar ao diagrama
mais obrigado pelas dicas tenho alguns exemplos aqui vou tentar resolver isso
Olha pelo que eu analisei por cima, pra ficar melhor faz um diagrama de Caso de Uso pra ficar mais facil pra vc mesmo entender.
Mas são várias classes, eu gostei do problema apresentado, tem que pensar um pouco…
Classe Empresa
Classe Filial que herda dados da Empresa
Classe Planos de saude
Classe Pessoa
Classe Funcionario herda dados de pessoa
Classe Nivel de Formação
Classe Investidor herda dados de pessoa
[obs.: a classe planos de saude e nivel de formação é opcional, pois nesse caso vc decide se o seu sistema vai possuir cadastro de ambos, se vc decidir q nao, so pra exemplo, vc cria um atributo na
classe pessoa com esses dados]
O resto é atributos que logico vai conter matriz (arraylist)
Ah e pelos comentarios que eu vi aqui,
me explique isso
Class Funcionario extends Filial
Isso é totalmente fora do conceito seria a mesma coisa que Animal herdar caracteristicas de um Carro, tem nada a ver…