Como fazer verificação booleana

Bom dia;

Estou com a seguinte dúvida:

/ * - Quando a pessoa for CLT imprimir:
 *    esta registrado com o salario de R$ <salario>
 * - Quando a pessoa for Autonoma imprimir:
 *    foi contratado pelo valor de R$ <salario>
 */
public class ControleFluxoIf03 {

    public static void main(String[] args) {
        // Declaracao das variaveis
        String nomeM;
        String nomeF;
        String dataNascimento;
        String rg;
        char sexo; // UTILIZE 'M' para MASCULINO e 'F' para FEMININO
        double salario;
        boolean CLT = true;
        // Inicializacao
        nomeM = "Manuel da Silva";
        nomeF = "Maria da Silva";
        dataNascimento = "22/04/1980";
        rg = "29345432";
        sexo = 'M';
        salario = 2500.00;
    if (sexo == 'M'){
            System.out.println("\nO Senhor " + nomeM + ", portador do rg de numero " + rg + ", nascido em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", esta registrado com o salario de R$ " + salario+".");
    }
    if (sexo == 'F'){
            System.out.println("\nA Senhora " + nomeF + ", portadora do rg de numero " + rg + ", nascida em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", esta registrada com o salario de R$ " + salario+".");
    }
    else if (sexo != 'M' && sexo != 'F'){ 
            System.out.println("\nO(a) Senhor(a) " + nomeF + ", portador(a) do rg de numero " + rg + ", nascido(a) em " + dataNascimento + ", esta registrado(a) com o salario de R$ " + salario+".");
    }
   
    }
}

Não consigo fazer a verificação se a pessoa é CLT ou Autonoma, tenho que usar uma variável booleana para completar o exercício, se possível gostaria de uma ajuda, é claro que não quero que resolve para mim,mas sim uma explicação de como faço isso.

Grato;

Acho que voce está abordando o problema de forma errada, vc está aparentemente tendo uma visao estruturada dele.

Acho q voce deveria criar uma classe pessoa, com as informacoes que vc precisa (nome, data de nascimento, rg, sexo, salario, clt,…)

E na hora de testar a classe no public static void main(String[] args), colocar, por exemplo:

[code]Pessoa p1 = new Pessoa();
p1.setNome(“Manuel da Silva”);
p1.setCLT(true);

Pessoa p2 = new Pessoa();
p2.setNome(“Maria da Silva”);
p2.setCLT(false);

[/code]
E na hora de verificar se essa pessoa é CLT vc faz da seguinte forma:

if (p1.isCLT()){ System.out.println("CLT"); }else{ System.out.println("não CLT"); }

ué…

if (CLT == true) {
 blablabla
}
else {
   blablabla
}

OU

if (CLT) {
   blablabla
}
else {
   blablabla
}

Dá no mesmo os dois casos…

Pérai, agora eu me atrapalhei…

Cadê o Autonoma??

if(!CLT) => Autonoma

Mas então, o cassio não respondeu a sua dúvida?

se a pessoa não for CLT ela é o que ? Autonoma, ora pois…

if(CLT){
if (sexo == ‘M’){
String saida = “, esta registrado com o salario de R$ " + salario+”.");
}
if (sexo == ‘F’){
String saida = “, esta registrada com o salario de R$ " + salario+”.");
}
else if (sexo != ‘M’ && sexo != ‘F’){
String saida = “, esta registrado(a) com o salario de R$ " + salario+”.");
}
} else {

Coloca os blocos if ai mudando a frase pro q vc quiser 

}

Quando for imprimir faça:

System.out.println("\nO(a) Senhor(a) " + nomeF + ", portador(a) do rg de numero " + rg + ", nascido(a) em " + dataNascimento + saida);

Assim ja resolve… existe outras formas… :!:

Ae Wagner, valeu, mas o problema q eu estou fazendo o curso na GlobalCode e ainda não cheguei no comando set, tenho que usar o que estou aprendendo no momento.

Agora Cassio e Julianostr, eu ja fiz o que vocês falaram anteriormente, mas não é necessariamente isso que eu preciso, eu preciso que sai na tela da seguinte forma:

[code]

    • Quando a pessoa for CLT imprimir:
  • esta registrado com o salario de R$
    • Quando a pessoa for Autonoma imprimir:
  • foi contratado pelo valor de R$

Ou seja:
A área em negrito tem que ter os requisitos acima.
O Senhor " + nomeM + ", portador do rg de numero " + rg + “, nascido em\n” + dataNascimento + “, do sexo " + sexo + “, esta registrado com o salario de R$ " + salario+”.”

Se eu entendi, taí:

if (sexo == 'M'){ System.out.println("\nO Senhor " + nomeM + ", portador do rg de numero " + rg + ", nascido em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", "+ (CLT ? " esta registrado com o salario de " : " foi contratado pelo valor de " ) +" R$ " + salario+"."); } if (sexo == 'F'){ System.out.println("\nA Senhora " + nomeF + ", portadora do rg de numero " + rg + ", nascida em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", "+ (CLT ? " esta registrada com o salario de " : " foi contratada pelo valor de " ) +" R$ " + salario+"."); } else if (sexo != 'M' && sexo != 'F'){ System.out.println("\nO(a) Senhor(a) " + nomeF + ", portador(a) do rg de numero " + rg + ", nascido(a) em " + dataNascimento + ", "+ (CLT ? " esta registrado(a) com o salario de " : " foi contratado(a) pelo valor de " ) +" com o salario de R$ " + salario+"."); }

Jok3r, valeu mesmo… Foi legla essa forma que vc explicou que eh justamente pra usasr os Controles de Fluxo, if/else e se encaixou direitinho e eu estava vascilando na lógica.

julianostr valeu pela força tbm, mas eu to iniciando e o sinal ? ainda não esta em cogitação e não posso usar, senão eu me confundo mais ainda… heheheh

Mas ta aí o código abaixo funcionando, a única coisa chata eh que pra alterar a variável sexo e CLT tem que ser dentro do código, mas creio que futuramente o Professor vai entrar em javax.swing.JOption.Pane para alterar as variáveis na execução, ou seja, utilizar caixa de diálogos de entrada.

/*
 * 1)Criar uma variavel do tipo boolean para armazenar se a pessoa e CLT (true) ou autonoma (false) 
 * 2)Vamos utilizar o condicional if para atender as seguintes especificacoes:
 * - Quando o sexo for masculino (M) imprimir:
 *    O Senhor <nome da pessoa>  e portador do rg... 
 * - Quando o sexo for feminino (F) imprimir:
 *    A Senhora <nome da pessoa> e portadora do rg ..
 * - Quando o sexo for invalido (diferente de F ou M) imprimir:
 *    O Senhor(a) <nome da pessoa> e portador(a)
 * - Quando a pessoa for CLT imprimir:
 *    esta registrado com o salario de R$ <salario>
 * - Quando a pessoa for Autonoma imprimir:
 *    foi contratado pelo valor de R$ <salario>
 */
class ControleFluxoIf03 {

    public static void main(String[] args) {
        // Declaracao das variaveis
        String nomeM;
        String nomeF;
        String nomeX;
        String dataNascimento;
        String rg;
        char sexo; // UTILIZE 'M' para MASCULINO e 'F' para FEMININO
        double salario;
        boolean CLT;
    
        // Inicializacao Variáveis
        nomeM = "Manuel da Silva";
        nomeF = "Maria da Silva";
        nomeX = "Nome de Sexo indefinido Desconhecido";
        dataNascimento = "22/04/1980";
        rg = "29345432";
        sexo = 'F';
        salario = 2500.00;
        CLT = true;
        
    //Impressão de texto se True
    if (CLT == true){
    if (sexo == 'M'){
            System.out.println("\nO Senhor " + nomeM + ", portador do rg de numero " + rg + ", nascido em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", esta registrado com o salario de R$ " + salario+".");
    }
    if (sexo =='F'){    
            System.out.println("\nA Senhora " + nomeF + ", portadora do rg de numero " + rg + ", nascida em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", esta registrada com o salario de R$ " + salario+".");
    }
    
    else if (sexo != 'M' && sexo != 'F'){
        System.out.println("\nO(a) Senhor(a) " + nomeX + ", portador(a) do rg de numero " + rg + ", nascido(a) em " + dataNascimento + ", esta registrado(a) com o salario de R$ " + salario+".");
    }
    }
    //Impressão de texto se False
    else if (CLT == false){
    if (sexo == 'M'){
            System.out.println("\nO Senhor " + nomeM + ", portador do rg de numero " + rg + ", nascido em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", foi contratado pelo valor de R$ " + salario+".");
    }
    if (sexo =='F'){    
            System.out.println("\nA Senhora " + nomeF + ", portadora do rg de numero " + rg + ", nascida em\n" + dataNascimento + ", do sexo " + sexo + ", foi contratada pelo valor de R$ " + salario+".");
    }
    
    else if (sexo != 'M' && sexo != 'F'){
        System.out.println("\nO(a) Senhor(a) " + nomeX + ", portador(a) do rg de numero " + rg + ", nascido(a) em " + dataNascimento + ", foi contratado(a) pelo valor de R$ " + salario+".");
    }
    }
    }
}

Valew e é por isso que falam tão bem sobre o GUJ.