Como fazer

8 respostas
java
Legolas

Bom dia meus caros amigos do GUJ…já por muito tempo venho tentando aprender java…já até enviei algumas duvidas neste forum perguntando sobre o assunto…e recebo algumas respostas; algumas me ajudam, outras nem tanto…o fato que algumas respostas são um pouco desconexas uma das outras, pois cada um da a sua opinião.

O que estou tentando dizer é que quero aprender Java…mas preciso da ajuda de quem é mais experiente…por exemplo:

Gostaria de saber como fazer uma tela de login e registro no netbeans. Como fazer a tela de registro enviar as informações para o banco e a tela de login buscar essas informações para enfim o usuário poder acessar o sistema…

já vi vareas aulas na net, mas nenhuma satisfatória. Eu até consigo fazer toda a estrutura, criar as telas e tudo, mas dai a fazer funcionar…é outra historia…fazer a conexão com o banco e depois fazer as duas telas fazer o que mencionei acima, ai já é outra historia…

Sei que pode ser pedir demais…mas alguém se habilita a me passar algum tutorial passo a passo para que eu consiga finalmente aprender esse detalhe no java? Porque se eu aprender a fazer isso…creio que o resto que vira depois sera mais fácil…pra mim a unica dificuldade é essa.

Obrigado pela atenção e compreensão.

8 Respostas

Try

Esta dúvida é para Java WEB?

Se for uma coisa bem simples, para Java SE, você pode fazer só uma comparação de string com “equals”

Se for WEB usa a anotação tipo:

@RequestMapping("efetuaLogin")
public String efetuaLogin(Usuario usuario, HttpSession session) {
  if(new JdbcUsuarioDao().existeUsuario(usuario)) {
    session.setAttribute("usuarioLogado", usuario);
    return "menu";
  } else {
    //....
Mateus_Malaquias1

Pelo visto, você ainda não fez nem o seu primeiro aplicativo funcional.

Recomendo tentar fazer com base nesse link, atende o que você ta querendo, tem netbeans, tem banco de dados e é java SE: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/3312/criacao-de-um-formulario-jframe-em-java-com-conexao-com-o-mysql.aspx

qualquer dúvida estamos ai :slight_smile:

Legolas

Não…não é java Web…é para rodar no pc mesmo…um sistema qualquer mesmo…to querendo aprender somente isso por enquanto.

Legolas

é mateus…ainda nao fiz…mas com a ajuda de voces aqui, vou fazer um rapidinho…mas valeu pela dica…vou entrar la e ver o que eu faço

cviniciusm

Olá,

Veja JavaFX MVC + JDBC + DAO + DI: Library Loan System.

Mateus_Malaquias1

precisar estamos ai

igor_ks

Pra voce conseguir seguir esses tutoriais de como construir um sistema, voce primeiro precisa entender o que cada coisa faz, e porque eles sao necessários. Antes de querer construir um sistema, recomendo formente estudar o básico de linguagem de programação, algorítimos, orientação a objetos, estrutura de dados, lógica de programação e banco de dados relacional.

Depois que entender e aprender esses conceitos, aí sim entrar em frameworks mais avançados.

Se voce nao aprender o básico, voce irá apenas pegar os códigos desses tutoriais, copiar, e colar, aí qualquer problema que der, não vai conseguir resolver. Menos ainda implementar algo novo.

Try

Cria um JFrame principal, com 2 jtextfield, uma para o login outro para a senha e um botão para o envio.

criar uma tabela no seu bando de dados aonde terá duas colunas uma para login e e outra pra senha…

cria um método verificarUsuario() que vai conectar ao banco e vê se existe aquele login e senha… se tiver criar a ação no botão que abre um outro JFrame que é a tela do seu programa… Isto seria uma coisa bem simples

Criado 27 de junho de 2016
Ultima resposta 27 de jun. de 2016
Respostas 8
Participantes 5