Então, consegui entrar em uma Startup que trabalha com Ruby, esse será meu primeiro emprego. Vou começar ainda nesse mês e queria saber a experiência de alguns sobre como foi o início do primeiro emprego na área. Se tiveram problemas, quais foram (se possível falarem), como foi a adaptação e etc.
Também gostaria de saber como foi para quem já era da equipe e chegou um novo integrante em uma situação parecida com a minha. Como vocês gostariam que esse integrante se portasse com a equipe (perguntar muito, perguntar pouco, etc…).
Eu estudei na escola técnica da UFPR. Quando estava no segundo ano, arranjei um estágio na própria UFPR, no departamento de patrimônio. O objetivo era modernizar o sistema de patrimônio, que estava num computador COBRA. Eu tive que desenvolver o sistema de patrimônio inteiro em VB5, com a orientação do meu chefe, que tinha escrito o sistema original em Mumps.
Foi uma experiência bem legal.
Sobre como se portar, seja você mesmo. Pergunte quando tiver dúvidas, respeite sua chefia e dedique-se. Eu escrevi algumas dicas sobre profissionalismo na área aqui: