Como formatar datas usando java

Caros amigos.
Gostaria de saber como formatar datas no java.
Segue abaixo um codigo em delphi que eu fiz, como que ficaria este codigo em java???

Qde_dias : double {declarando uma variavel que receberá a data final - a data inicial para que possa ser realizado a contagem de dias. ex.: data final = 17/10/2004 - data inicial = 10/10/2004. Os dias trascorridos foram de 7 dias}
Qde_dias := StrToDate(EdtDataFinal.Text) - StrToDate(EdtDataInicial.Text); {Calcula o tempo transcorrido, onde o usuario preenche os edit do programa com as datas (EdtDataFinal & EdtDataInicial) e a subtração é realizada. No caso do Delphi a função StrToDate formata os valores vindo dos Edit em datas}

No mais eu gostaria de saber como converter String em data no Java, tipo assim se o java tem uma função igual a do delphi.

Por favor se tiver alguem que possa me ajudar com este topico, toda ajuda é bem vinda.

vcsmetallica

Respostas

:arrow: cara, se vc utilizar um GregorianCalendar, ou um Date, ele tem um metodo chamado before.

GregorianCalendar gcInicial = new GregorianCalendar(2004, 2, 12); GregorianCalendar gcFinal = new GregorianCalendar(2004, 2, 15); int i = 0; while(gcInicial.before(gcFinal) { i++; }

Agora o restante eu vou ficar devendo.
Cara, da uma olhada no tutorial da sun

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/index.html

E pesquise por Date, SimpleDateFormat…

Abracos,

Ai Renan valeu pela ajuda.
Mas como que eu faço para pegar os dias e devolve-lo para o cliente???

Procura na API de GregorianCalendar, que la tem tudo.