Como formatar um campo JDateChooser - RESOLVIDO

Boa tarde, estou com um problema, tenho um campo do tipo JDateChooser, ele é um calendário, entao eu posso clicar nele que ele abre um calendário e eu seleciono a data que eu quero, ele também permite que você digite a data, porém o campo não é formatador, ou seja, o usuario tem que digitar as barras ‘/’, gostaria de formatar esse campo, deixando já as barras, ou seja , criando um formatador, “//____”. Já tentei algumas formas, mas não consegui
alguem já trabalhou com isso e conseguiu?
obrigado.

Você já pesquisou sobre Mask Formatter? É uma boa…

http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/javax/swing/text/MaskFormatter.html

Já pesquisei sim, no projeto eu tenho alguns campos formatados com máscaras, inclusive alguns que são datas, mas eu queria usar o calendario juntamente com uma máscara.
Obrigado.

certo…neste caso coloque uma parte do código aí pro pessoal opinar nas soluções…

Tenho o seguinte código abaixo, e uma variavel ‘dataNascimentoAlunoField’ que na verdade é um JDateChooser, gostaria que essa variável tivesse uma máscara assim:"//____", porque caso o usuário queira digitar, ele não precise completar com as barras.

dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser(); dataNascimentoAlunoField.setBorder(new LineBorder(new Color(30, 144, 255), 1, false)); dataNascimentoAlunoField.setBackground(Color.WHITE); dataNascimentoAlunoField.setBounds(255, 91, 87, 20); panelPrincipal.add(dataNascimentoAlunoField);

Acho que agora melhorou a explicação heheeh
Obrigado!

hummm, muito iteressante, axo q eu vi algo do tipo neste site www.google.com.br

[quote=Leandro Vecchi]Tenho o seguinte código abaixo, e uma variavel ‘dataNascimentoAlunoField’ que na verdade é um JDateChooser, gostaria que essa variável tivesse uma máscara assim:"//____", porque caso o usuário queira digitar, ele não precise completar com as barras.

dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser(); dataNascimentoAlunoField.setBorder(new LineBorder(new Color(30, 144, 255), 1, false)); dataNascimentoAlunoField.setBackground(Color.WHITE); dataNascimentoAlunoField.setBounds(255, 91, 87, 20); panelPrincipal.add(dataNascimentoAlunoField);

Obrigado![/quote]

cara isso e muito facil(digo isso agora rsrsrssr), apesar de ter apanhado muito atras nem no forum oficial do JDateChoose o pessoal me respondeu, li a API de pe a cabeca e descobri, vou te passar a dica ai pra que nao apanhe como eu hehehee

quando vc cirar o objeto basta passar com esses paramentros

("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", '_');[/code]

onde

a primeira aspas e a ordem dos campo, a segunda e a maskara e o terceiro e como vc quer q fique o campo quando nao tiver nada nele
seguindo seu exempo basta fazer isso 

[code]dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", '_');[/code]

fica assim
[code]__/__/____
dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", '-');
--/--/----

ai vai vlw

Ae!!! Deu certo! ehhe, obrigado ambuzr!!! Agora ficou bom !! hehe
Vlww!

Encerrado.

Por a caso vc sabe como pega a data escolhida,nao encontrei nada do tipo .getText

[quote=ambuzr][quote=Leandro Vecchi]Tenho o seguinte código abaixo, e uma variavel ‘dataNascimentoAlunoField’ que na verdade é um JDateChooser, gostaria que essa variável tivesse uma máscara assim:"//____", porque caso o usuário queira digitar, ele não precise completar com as barras.

Obrigado![/quote]

cara isso e muito facil(digo isso agora rsrsrssr), apesar de ter apanhado muito atras nem no forum oficial do JDateChoose o pessoal me respondeu, li a API de pe a cabeca e descobri, vou te passar a dica ai pra que nao apanhe como eu hehehee

quando vc cirar o objeto basta passar com esses paramentros

("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", ' _');[/code]

onde

a primeira aspas e a ordem dos campo, a segunda e a maskara e o terceiro e como vc quer q fique o campo quando nao tiver nada nele
seguindo seu exempo basta fazer isso 

[code]dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", ' _');[/code]

fica assim
[code]__/__/____
dataNascimentoAlunoField = new JDateChooser("dd/MM/yyyy", "##/##/#####", ' -');
--/--/----

ai vai vlw[/quote]

ola… eu tentei usar aki essa dica e nao funcionou… pq serah ?

nao sei o q eu estava fazendo de errado, mas deu certo…

obrigado !!!

consegui fazer funcionar passando os parâmetros na “instanciação” do mesmo porem estou com a necessidade de faze-lo apos sua instanciação alguém sabe me dizer como ?

oq seria “panelPrincipal.add(dataNascimentoAlunoField);”

Gente e se o componente for aquele arrastado direto da paleta de componentes como seria para colocar uma mascara nele?