Como funciona a PlayStore

Ola gente…

vou direto ao ponto: Criei um aplicativo e estou prestes a enviar ele para a play store, mas como nunca trabalhei com isso tenho minhas duvidas…talvez pra quem sabe pode ser meio idiota…mas tenho a duvida e quem quiser responder, eu agradeço.

Quando enviamos uma atualização do app que ja esta na play store os usuarios que tem o app instalado no celular recebem uma notificaçao que existe uma atualização, ou é a gente; o dono do aplicativo, que temos que notificar?

obrigado pela resposta e pela paciência.

Legal, não trabalho com desenvolvimento mobile mas já me questionei sobre isso. Acompanhando…

Também tenho PlayStore…

Percebo que quando eu envio as atualizações , após passar pela equipe de validações e compliance google. O App fica disponível para atualização, mas ainda não existe uma forma de forçar ou mostrar os clientes que sua App sofreu alterações avulsamente.

Creio que a rotina de Atualizações de Apps segue a mesma de apps do Sistema. De tempos em tempos ele verifica se há atualizações de Todas as Apps do Dispositivo. e se caso tiver alguma mais recente , diferente, da instalada ele baixa automaticamente.

(Se a pessoa for manualmente checar por atualizações ela consegue baixar)

Também existem maneiras de Agendar a publicação da App…

1 curtida

Olá, funciona assim:

Você como dev dentro do teu Google Play Developer Console acessa o menu lateral na primeira opção Todos os apps e no canto direito clica em + Criar app. Em título você coloca o nome do teu aplicativo, lembrando que uma vez criado 1 app com nome, por exemplo, AppX, não poderá existir outro com o mesmo nome.
Após criar seu novo App, você precisa configurá-lo. Ainda dentro do menu Todos os apps, abrirá um submenu com as informações do seu novo app. Clique na aba Detalhes do app e configure as informações conforme os campos apresentados. É muito simples essa parte, você só precisará preencher os campos descritivos e upar imagens referente ao app. Eu utilizo o ícone conforme informado 512x512 png, e 5 prints screens das telas do celular com imagem do app em 1242x2208. Também em Gráfico de recursos coloquei uma imagem de Background na loja para que fique mais bonito, essa imagem tem 1024x500 png.
Após configurar essas opções de informações do app, clique em Enviar atualização na parte superior direita, para atualizar.
Feito isso, clique no submenu lateral APK e vai em Enviar novo APK para produção, selecione o apk na sua máquina e envie. Clique novamente em Enviar atualização.
Seu aplicativo irá para análise e se for aprovado entrará na loja, isso leva em média comigo cerca de 4 horas para app novo e cerca de 2 horas para atualização do app.

Hoje (16/02/2017) estou recebendo essa mensagem dentro da página APK:

Em breve, a página APK será substituída pela página Gerenciar versões. Use-a para gerenciar os APKs de apps, analisar o histórico da versão e lançar seu app para produção, Alfa ou Beta.

Se tudo correr bem, você já poderá ver seu app na loja. Na parte superior do Google Play Developer Console, habilitará um link Visualizar na Play Store.

Para os usuários, já estará disponível para download. Caso tratar-se de uma atualização de um app que já existe, o usuário deverá acessar a Play Store no celular, ir em Meus apps e jogos, e na lista de Atualizações aparecerá seu app com um botão Atualizar.

Eu costumo mandar um push alertando sobre a nova versão, pq além de Dev tb sou usuário, e não costumo ficar abrindo a loja o tempo todo para ver se tem atualizações de app.

Espero que ajude.

Se alguém quiser ver um exemplo de tudo isso pronto, basta acessar a loja e ver um app que acabei de lançar usando as descrições acima: BeVeg Delivery

Abraços!

O distribuidor, no caso a PlayStore, é responsável por distribuir o software, inclusive as atualizações.

Poxa…melhor explicação ate agora sobre o assunto…valeu…

Ola, o que tenho a dizer n responde sua pergunta mas entrei pra ver e decidi compartilhar com você essa informação: Caso tenha o interesse/necessidade de notificar seus usuários sobre atualizações você mesmo, basta integrar seu app ao firebase e ele te permitirá enviar notificações com qualquer mensagem para todos os seus usuários entre outras funcionalidades.

1 curtida

Verdade cara, nem tinha pensado nesse ponto. Totalmente inteligente sua opinião.
E olha que eu faço o uso do Firebase tbm … kkkkkkk.

1 curtida