Como funciona ser PJ

4 respostas
N

Pessoal,

Depois de quase 10 anos trabalhando como CLT, vou trabalhar como PJ. 

Estou um pouco inseguro, pois não tenho a mínima idéia de como são os descontos e de até qto do salário é descontando (%).

Tive uma rápida conversa com o contador e além de pedir a documentação para abrir a empresa, pediu para eu ir juntando notinhas referente a refeição e transporte. Com vcs também foi assim?

Posso tirar o dinheiro todo de uma vez? Tem pró-labore?

4 Respostas

J

O dinheiro é retirado todo de uma vez, é como um salário normal, você só tem que ver com seu contador direitinho como vai ser lançado isso na contabilidade da sua empresa.

Os descontos variam de acordo com sua cidade, pois um dos impostos que mais pesam é o ISS, que é municipal, cidades do interior geralmente tem ISS menor que as capitais, se tiver oportunidade de abrir a empresa em uma cidade que o ISS seja menor que o da sua, é mais vantajoso.

Na média, aqui em BH, as pessoas que conheço, o desconto fica entre 10% e 12%.

eltonk

Lembre-se que além dos impostos, que somente o teu contador vai poder te dizer exatamente quanto vai ser abatido, você ainda vai ter que pagar um salário base para o teu contador…
Não tem direito a 13ro salário nem 1/3 de férias…
Férias também você não tem direito, mas nas negociações normalmente isso é incluso…

Bom… Boa sorte na tua empreitada!

R

Desculpa agir como chato, mas eu acredito que é preciso.

Se você for trabalhar como PJ significa que você é uma empresa. E qualquer funcionário dessa empresa pode prestar serviços. Ou seja se sua mãe for funcionária dessa empresa “você”, ela pode prestar serviços no seu lugar.

Se existe vínculo empregatício, (obrigação de estar na empresa diariamente, num horário fixo) pela lei isso é uma fraude. O ministério do trabalho tá fechando o cerco para esse tipo de fraude.

Para a empresa que te contrata é mais vantajoso, pois ela paga menos impostos e pode te remunerar melhor. mas é bom você ficar a par da lei :slight_smile:

J

Mas se sua mãe é funcionaria da sua empresa, não há problema algum em ela fazer o trabalho.

Sobre isso:

http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2007/not20070425p21260.htm

Criado 27 de julho de 2007
Ultima resposta 19 de ago. de 2007
Respostas 4
Participantes 4