Como funciona um desenvolvimento open soucer?

já vi vários sites de projetos com o código aberto, mas como funciona?
eu pego o projeto, mesmo sem fazer parte da equipe, coloco novas funcionalidades e publico a nova versão no site, e só por causa dessa modificação eu posso colocar no curriculum que participei desse projeto? ? ?

Nunca trabalhei/participei de um projeto open-source. Mas acho que fazer uma funcionalidade só não deve contar como “participei desse projeto”.

Se cada um quisesse meter o dedo e alterar o que quisesse a gente estaria ferrado.

Só pode realizar alteração que for liberado para tal.

Você pode fazer uma alteração e ver se será aceita. Aí sim seu código será adicionado ao código principal.

[quote=jakefrog]Se cada um quisesse meter o dedo e alterar o que quisesse a gente estaria ferrado.

Só pode realizar alteração que for liberado para tal.

Você pode fazer uma alteração e ver se será aceita. Aí sim seu código será adicionado ao código principal. [/quote]
então caso o código seja aceito, aí sim você pode dizer que participou do projetos?

[quote=yschmitzz][quote=jakefrog]Se cada um quisesse meter o dedo e alterar o que quisesse a gente estaria ferrado.

Só pode realizar alteração que for liberado para tal.

Você pode fazer uma alteração e ver se será aceita. Aí sim seu código será adicionado ao código principal. [/quote]
então caso o código seja aceito, aí sim você pode dizer que participou do projetos? [/quote]

  • ou -… Você passa a ser considerado commiter no Projeto em questão.

PARTICIPAR de Projetos OS vai muito além de commitar alguma coisa lá cara. Há várias formas de participar. Entre as que eu me lembro agora:

  • Documentando o projeto (p os que ainda não possuem);
  • Traduzindo a Doc.;
  • Reportando Bugs do Projeto/ Documentação (tão importante quanto codificar);
  • Commitando;

Indo além, eu ainda acrescentaria que ser um evangelizador o torna participante também, mas isso é discutível.

Outro ponto que acho interessante comentar é: Participe se tiver VONTADE de participar e não somente para colocar no seu currículo. Não faça um único commit em algum projeto por aí, só pra dizer que participou e depois abandone o projeto. Isso pega, mal, lhe queima e lhe deixa muito longe da verdadeira ideia do OS.

Enfim, essas são minhas dicas. Eu como contratador que olha participação em Projeto Open Source como fundamental, pegaria seu currículo e logo de cara, entraria em contato com os demais commiters do projeto mencionado para obter um feedback…

Mas isso quem está dizendo sou eu, não sei se o mercado pratica isso.

Minha opinião…

Abs []

Cuidado com o que vc coloca no seu curriculo. Dê uma estudada de como fazer um bom curriculo para nao colocar coisas que vc nao está apto a exercer.

Não é porque vc fez um curso de Java EE, quer dizer que vc é nível avançado. Não é porque vc já leu sobre EJB e fez um exemplo da apostila quer dizer que vc tem conhecimento sobre o mesmo.

Ficou claro no seu post que vc quer “colaborar” com o projeto apenas para ter mais uma linha no seu currículo (como o adriano_si também notou). Projeto open source está aí para quem gosta realmente de ajudar.

Se quer uma linha de projeto no seu curriculo, faça um projeto você mesmo e aprenda realmente com ele. Caso teu entrevistador peça para mostrar, você saberá de “cabo a rabo” o que você fez e o que o projeto faz.

Pegando carona no tópico, existem grupos brasileiros ou algo do gênero que “recrutam” pessoas para projetos open source?, pelo que li nas respostas participar de um projeto destes só me traria benefícios ( conhecimento, experiencia ), resumidamente me interessei pela ideia de participar de algo, como devo proceder?

Se vc modificar alguma coisa vc envia um PATCH para os membros da equipe daí eles avaliam e comitam se for o caso. Daí vc pode falar que contribuiu com o projeto. Os créditos a vc devem estar no código para provar isso.

Vc deve procedor com PROATIVIDADE. Ninguém vai te oferecer nada nessa vida. Se vc quer vc vai lá e faz. (momento Malcolm X)

Então se quer participar de algo, escolha algo que vc se interessa, baixe o código e começa a conversar com os membros do projeto, sugerindo melhorias, etc. Se os membros concluirem que vc tem o que acrescentar eventualmente eles te colocam como committer. Mas tem que mostrar serviço antes.

Cara…

Aqui: https://github.com/ e aqui: http://code.google.com/intl/pt-BR/ já tem muita coisa que você pode se interessar de repente.

É só começar…

Abs []