Como ganhar dinheiro abrindo o código fonte?

Boa tarde a todos , estou pensando seriamente em abrir no github o código fonte de uma biblioteca Action Based pra java que fiz http://tagrialib.com , só que também queria ao mesmo tempo ganhar uma grana com isso . Como as empresas que geralmente abrem os fontes das ferramentas ganham dinheiro com isso ? Alguém com experiência nesse sentido ?

Tem várias formas:
a) Se tornar conhecido: O que faz você achar empregos ou negócios mais facilmente na área;
b) Cobrando por manutenção;
c) Vendendo a documentação;
d) Vendendo suporte.

O código público só significa abrir mão de um único canal de distribuição: a venda direta.

[quote=ViniGodoy]Tem várias formas:
a) Se tornar conhecido: O que faz você achar empregos ou negócios mais facilmente na área;
b) Cobrando por manutenção;
c) Vendendo a documentação;
d) Vendendo suporte.

O código público só significa abrir mão de um único canal de distribuição: a venda direta.[/quote]

Achar emprego não é meu foco ou meta até porque sou PJ entao prefiro crescer a empresa e por isso me veio a ideia de começar a atingir mais público com duas ferramentas chave que estou pra lançar uma delas é essa biblioteca e tem outra saindo do forno.
Vender documentação como o PrimeFaces fazia acho que não rola , até porque complicaria a vida de quem usa e creio também que seria um diferencial importante na hora da escolha .
Venda de suporte seria algo interessante o duro é estimar um valor pra isso porque no Brasil é foda , quando a ferramenta é nossa o povo acha caro , quando é gringa é nem é tão boa o povo acha que ta dentro do preço infelizmente. Alguma ideia de como estimar um valor de suporte ?

O esquema de versões community e uma versão paga nao acho viavel também já que a ideia é que eu receba colaborações no código fonte também e ficar mantendo duas coisas creio não ser a melhor saída .

Algumas considerações sobre o que penso ou o caminho é esse mesmo ?

Só por curiosidade, como você vai abrir o fonte, você já deve ter em mente quem será sua comunidade e quem auxiliará no desenvolvimento da biblioteca, correto?

Uma pequena noção sim . No caso toda comunidade que usa framework web java action based (struts,spring,vraptor,mentawai,etc) seriam candidatos

Dos que ja tive contato por aqui (Spring, RabbitMQ, Gradle), essas sao as principais formas que eles fazem dinheiro:

  1. Suporte
  2. Consultoria
  3. Treinamento

Antes disso, sugiro que corrija o site:

[quote=http://app.tagrialib.com/assinante/form]HTTP ERROR 500

Problem accessing /assinante/form. Reason:

Server Error

Caused by:

br.com.caelum.vraptor.view.ResultException: org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/jsp/assinante/form.jsp(85,5) PWC6131: Attribute maxlength invalid for tag input according to TLD
at br.com.caelum.vraptor.view.DefaultPageResult.defaultView(DefaultPageResult.java:69)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ForwardToDefaultViewInterceptor.intercept(ForwardToDefaultViewInterceptor.java:60)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ExecuteMethodInterceptor.intercept(ExecuteMethodInterceptor.java:85)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.jslsolucoes.tagria.interceptor.ErrorInterceptor.intercept(ErrorInterceptor.java:49)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.InstantiateInterceptor.intercept(InstantiateInterceptor.java:48)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:56)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.FlashInterceptor.intercept(FlashInterceptor.java:83)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ExceptionHandlerInterceptor.intercept(ExceptionHandlerInterceptor.java:71)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.jslsolucoes.vraptor.plugin.interceptor.HibernateTransactionInterceptor.intercept(HibernateTransactionInterceptor.java:28)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ResourceLookupInterceptor.intercept(ResourceLookupInterceptor.java:69)
at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)
at br.com.caelum.vraptor.core.EnhancedRequestExecution.execute(EnhancedRequestExecution.java:44)
at br.com.caelum.vraptor.VRaptor$1.insideRequest(VRaptor.java:91)
at br.com.caelum.vraptor.ioc.guice.GuiceProvider.provideForRequest(GuiceProvider.java:82)
at br.com.caelum.vraptor.VRaptor.doFilter(VRaptor.java:88)
at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1419)
at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doHandle(ServletHandler.java:455)
at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:137)
at org.eclipse.jetty.security.SecurityHandler.handle(SecurityHandler.java:557)
at org.eclipse.jetty.server.session.SessionHandler.doHandle(SessionHandler.java:231)
at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doHandle(ContextHandler.java:1075)
at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doScope(ServletHandler.java:384)
at org.eclipse.jetty.server.session.SessionHandler.doScope(SessionHandler.java:193)
at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doScope(ContextHandler.java:1009)
at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:135)
at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandlerCollection.handle(ContextHandlerCollection.java:224)
at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerCollection.handle(HandlerCollection.java:154)
at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerWrapper.handle(HandlerWrapper.java:116)
at org.eclipse.jetty.server.Server.handle(Server.java:370)
at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection.handleRequest(AbstractHttpConnection.java:489)
at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection.headerComplete(AbstractHttpConnection.java:949)
at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection$RequestHandler.headerComplete(AbstractHttpConnection.java:1011)
at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseNext(HttpParser.java:644)
at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseAvailable(HttpParser.java:235)
at org.eclipse.jetty.server.AsyncHttpConnection.handle(AsyncHttpConnection.java:82)
at org.eclipse.jetty.io.nio.SelectChannelEndPoint.handle(SelectChannelEndPoint.java:668)
at org.eclipse.jetty.io.nio.SelectChannelEndPoint$1.run(SelectChannelEndPoint.java:52)
at org.eclipse.jetty.util.thread.QueuedThreadPool.runJob(QueuedThreadPool.java:608)
at org.eclipse.jetty.util.thread.QueuedThreadPool$3.run(QueuedThreadPool.java:543)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:662)[/quote]

Além do marketing pessoal que o viniGodoy mencionou, marketing empresarial também;

Uma pequena noção sim . No caso toda comunidade que usa framework web java action based (struts,spring,vraptor,mentawai,etc) seriam candidatos[/quote]

Assim, eu não vejo vantagem em abrir o fonte senão for com o objetivo de se criar um produto muito superior ao que se tem hoje, para isso você precisa de uma comunidade de desenvolvedores e precisa gerar ganhos reais para eles, seja em forma de produto, seja em forma de dinheiro.

Eu sugeriria que você buscasse algum sponsor, que tivesse interesse em vincular a marca ao produto e bancasse uma parte do desenvolvimento, assim você conseguiria partir do estágio atual, melhorando a qualidade do produto e conseguindo uma posição de destaque na comunidade da solução (não que o produto atual seja ruim, ele deve ser muito bom, mas não existe uma vantagem em se abrir o fonte sem ter cooperação, porque você continuará a bancar o desenvolvimento sozinho senão tiver programadores dispostos a ajudar).

Se você abrir o fonte, você pode vender sua consultoria em forma de suporte, cobrança pelas correções,venda de documentação, customização e etc, porém é diferente de pensar como provedor de uma solução e sim como uma consultoria que ajuda na implantação e na customização.

[quote=ViniGodoy]Tem várias formas:
a) Se tornar conhecido: O que faz você achar empregos ou negócios mais facilmente na área;
b) Cobrando por manutenção;
c) Vendendo a documentação;
d) Vendendo suporte.

O código público só significa abrir mão de um único canal de distribuição: a venda direta.[/quote]
Ou seja, mais fácil é criar um blog e lucrar com adsense que este metodo aí vingar…
Quantos anos nego tem investido de trabalho duro no linux e poucos podem se gabar que realmente ganham dinheiro com isso e olhe que é um sistema operacional, coisa muito mais complexa que um sistema comercial.
Eu tenho por mim que se alguém quer fazer software e ganhar dinheiro no Brasil o caminho é serviço mesmo, desenvolver, dar manutenção e olhe lá.
Tem de ter um mercado muito focado e manjar muito de area comercial, mas não parece ser o caso dele, se o cara fizer um framework digamos um Spring da vida, não vai lucrar um centavo por todo o tempo que consumiu, levará anos a fio e quem sabe, alguém irá usar.
Muita gente faz estes frameworks java por curiosidade academica ou por altruismo pois grana mesmo, verdinhas dificilmente terá.

Procure saber sobre o JCompany, um puta framework web 2.0 que uma empresa vende e com este nome comercial associado ao produto já terá seu comercial. Estes caras eu vejo anunciando na java magazine há anos e já esbarrei algumas empresas que o utilizaram.
Quem sabe seguindo um caminho parecido vingue pois vou te falar, não é facil este mercado.

@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

  • Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .

[quote=boneazul]@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

  • Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .
[/quote]
Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.

[quote=Sparcx86][quote=boneazul]@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

  • Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .
[/quote]
Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.[/quote]

É esse problema da licença teria que resolver de um modo que tente EVITAR isso , dificil nao acontecer . Mas as vezes penso que por mais que alguém faça isso ninguém compra uma coisa que já existe gratuita na internet por mais que seja um pouco menos evoluida . É como se alguem viesse me oferecer um hibernate próprio , ou um spring próprio , pra que vou comprar se tem ferramenta compativel do mesmo porte gratuita e ainda com o diferencial que eu sei que se a empresa afundar eu nao vou ficar a ver navios porque a comunidade mantem a ferramenta . Associar o produto a empresa já é o primeiro passo .

[quote=boneazul][quote=Sparcx86][quote=boneazul]@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

  • Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .
[/quote]
Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.[/quote]

É esse problema da licença teria que resolver de um modo que tente EVITAR isso , dificil nao acontecer . Mas as vezes penso que por mais que alguém faça isso ninguém compra uma coisa que já existe gratuita na internet por mais que seja um pouco menos evoluida . É como se alguem viesse me oferecer um hibernate próprio , ou um spring próprio , pra que vou comprar se tem ferramenta compativel do mesmo porte gratuita e ainda com o diferencial que eu sei que se a empresa afundar eu nao vou ficar a ver navios porque a comunidade mantem a ferramenta . Associar o produto a empresa já é o primeiro passo . [/quote]
Meu caro há muita gente mal intencionada e mal caráter neste mundo.
E assim também tem pessoas muito mal informadas também.
Se voce junta o malandro com o mal informado ele já terá vendido seu software e a licença vai pro ralo, o cara terá lucrado MUITO DINHEIRO nas tuas costas.
Digo isso pois na area de TI o software vale muito dinheiro e as pessoas não se tocam disto. Tem gente que pensa que brota um sistema do nada.

[quote=Sparcx86][quote=boneazul][quote=Sparcx86][quote=boneazul]@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

  • Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .
[/quote]
Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.[/quote]

É esse problema da licença teria que resolver de um modo que tente EVITAR isso , dificil nao acontecer . Mas as vezes penso que por mais que alguém faça isso ninguém compra uma coisa que já existe gratuita na internet por mais que seja um pouco menos evoluida . É como se alguem viesse me oferecer um hibernate próprio , ou um spring próprio , pra que vou comprar se tem ferramenta compativel do mesmo porte gratuita e ainda com o diferencial que eu sei que se a empresa afundar eu nao vou ficar a ver navios porque a comunidade mantem a ferramenta . Associar o produto a empresa já é o primeiro passo . [/quote]
Meu caro há muita gente mal intencionada e mal caráter neste mundo.
E assim também tem pessoas muito mal informadas também.
Se voce junta o malandro com o mal informado ele já terá vendido seu software e a licença vai pro ralo, o cara terá lucrado MUITO DINHEIRO nas tuas costas.
Digo isso pois na area de TI o software vale muito dinheiro e as pessoas não se tocam disto. Tem gente que pensa que brota um sistema do nada.[/quote]

Concordo , mas voce concorda que abrindo o fonte (que é a tendência do mercado hoje em dia , isso é indiscutível) esse é um risco que todo mundo corre ? Eu estou ciente disso . Se o cara ganhou dinheiro na malandragem , bom pra ele que DEUS abençoe ele e não desampare a gente , eu creio que na vida tudo que voce faz de dívida voce sempre acaba pagando o seu preço . Mas ai já é outra discussão . Por isso que abri esse tópico pra eu saber ponderam bem o que é bom e ruim e agradeço suas opiniões sobre o assunto .

Essa também é uma maneira.

Resumindo tudo: abrir o código fonte e/ou fornecer o produto gratuitamente não traz nenhum rendimento financeiro de forma direta. Fazendo isso você ganha uma única coisa: a inserção do produto na comunidade, ou seja, uma base de usuários. Conquistando esses usuários vai da sua criatividade inventar um bom modelo de negócio para ganhar o dinheiro.

Acho que pensar dessa maneira ajuda a decidir se a escolha está de acordo com seus desejos ou não. Alguns não se sentem à vontade em “dar” seu trabalho e preferem cobrar diretamente por ele. Outros vêem melhores oportunidades em construir negócios ao redor de uma comunidade de usuários formada a partir de um produto gratuito… tudo depende do perfil!

jcompany ?? é então abriram o fonte deles numa versão comunidade também que chama jaguar num sabia ? ta disponível no portal do software publico faz mais de anos já acho . Atoa será ?