Como ganhar produtividade?

Trabalho hoje em uma empresa não muito grande, com uma equipe ligeiramente pequena e custos de desenvolvimento menores ainda, o que leva o nosso prazo bem abaixo do que realmente é necessário para se desenvolver um sistema comercial de médio porte que funcione e que não fique imendado por gambiarras e outras técnicas POG.

Gostaria, se fosse possível, que compartilhassem conosco como vocês e suas equipes ganharam produtividade para desenvolvimento Web, seja adotando uma nova tecnologia, framework, padrões novos ou antigos, ou até mesmo os abolindo…

Uso hoje mais ou menos essas tecnologias para desenvolvimento (e confesso que o ruby on rails , que estou aprendendo agora está me conquistando cada vez mais):

Eclipse, Mentawai, JPA, Hibernate, Granite DS, Flex e DWR

O que dá produtividade não só são as boas tecnologias. Elas ajudam muito, mas existem vários outros fatores como:

1. Um bom processo. No seu caso, adotem um processo ágil, organizado e pouco burocrático, como é o caso do XP;
  2. Bons profissionais. Qual é a experiência das poucas pessoas que tem no seu time? E o quanto elas estão dispostas a estudar para se melhorarem? O quanto elas estão entrosadas e promovem ajuda mútua?
  3. Não use POG. Se o prazo estiver apertado, não use POG. Se o cliente estiver no seu pé, também não use POG. Lembre-se que o POG tem vários custos altíssimos associados. Além de tornar o sistema mais difícil, menos estruturado e desnecessariamente complexo, pode manchar feio o nome da empresa junto ao cliente, assim que ele começar a descobrir os erros (e ele vai descobrir).
  4. Conheça várias tecnologias, mas especialize-se em algumas delas. Saltar de tecnologia em tecnologia pode ser tão prejudicial quanto conhecer uma única tecnologia só.
  5. Desligue o seu MSN, Google Talk, etc. no horário de trabalho. Para quem tem colegas que gostam de puxar papo-furado, aquele MP3 básico na orelha também pode ajudar.