Como gerar celatórios em XLS, PDF, DOC, HTML na web?

4 respostas
A

Caros colegas,

Estou tentando gerar relatórios via web usando o ireport, sendo que já consegui fazer isso, gerando relatórios em PDFs, mas quero também disponibilizar ao usuário a possibilidade dele escolher gravar os relatórios em arquivos XLS, HTML, DOC, etc.

Alguém pode me ajudar nesse sentido?

4 Respostas

fbdo

Fala!

Olha, não sei como vc fez para gerar em PDF, mas acredito que seja só o caso de acertar o mimetype da resposta do Servlet para o tipo correto, e escrever no OutpuStream da resposta o documento gerado pelo JasperReport. Por exemplo:

protected void doGet(HttpServletRequest request,
            HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {
  response.setContentType("text/html");

...

JRHtmlExporter exporter = new JRHtmlExporter();
 exporter.setParameter(JRExporterParameter.JASPER_PRINT,
                jasperPrint);
 exporter.setParameter(JRExporterParameter.OUTPUT_STREAM,
                response.getOutputStream());
 exporter.exportReport();
 }

Não testei o código acima, mas acho que é isso aí… Ou algo do gênero.

Falou!

A

Posso enviar o código para vc caso tenha interesse, mas o que quero é disponibilizar o relatório do jasperview em um applet, assim da mesma forma como o usuário pode escolher que tipo de arquivo ele pode gerar no jasperview ele também poderia gerar em um applet no cliente.

Dessa forma como vc me mostrou, tenho que gerar uma linha de comando para cada tipo de arquivo e ainda tenho que fazer uma tela de filtro para que o usuário escolha a opção desejada. É muito trabalho, mas se alguém tiver uma forma mais fácil, agradecerei bastante.

um abraço

Licuri

Cara pelo que sei o jarper exporta tanto para pdf, doc, html, etc.
Já no caso do xls, vc pode utilizar o POI.
http://jakarta.apache.org/poi/

fbdo

Olá,

Não entendi muito bem, mas aconselho vc olhar o código do JasperReport, e as classes que implementam net.sf.jasperreports.engine.JRExporter. Essas classes são as responsáveis por exportar em vários formatos possíveis. Num applet, com autorização de escrita em disco, ficaria então trivial gravar um relatório já gerado em vários formatos.

Abraços!

Criado 21 de novembro de 2006
Ultima resposta 22 de nov. de 2006
Respostas 4
Participantes 3