Como gerar os .tld para taglib

Ola pessoal

estou estudando Servlet,JSP.

E uma das coisas que estou estudando é a forma de fazer a ligação entre os dois. primeiro eu estudei JavaBeans, e entendi numa boa.

Agora estou estudando taglib. tb achei bem interessante. A dúvida é:

Existe algum plugin para o eclipse que gere os arquivos .tld? pois ficar criando na mão é meio chato.

outra pergunta.
Para fazer essa ligação entre servlet e JSP, qual a melhor forma? taglib? Bean? ou existe outra maneira mais utilizada?

Obrigado e desculpa pelas dúvidas básicas, mas sou iniciante ainda em servlet e jsp

Aproveitando o tópico, gostaria de saber também se é necessário realizar o download de algo para poder gerar minhas tlds ou tendo o TOMCAT instalado já estou habilitado para o mesmo?

Valeu.

Caro Lucas,

acho q deve existir um plugin para o Eclipse para desenvolver aquivos .tld, pois o IntelliJ faz. O plugin deve ser para XML, o que faz com que após a declaração do DTD do arquivo, ele se baseie no mesmo para auxiliar na elaboração do arquivo.

Se vc esta estudando JSP e Servlets e pretende fazer a prova de certificação SCWCD, é melhor continuar fazendo o .tld na mão, pois a prova requer que vc conheça muito bem a estrutura desse arquivo.

Quanto a passagem de dados entre JSP´s e Servlet´s, é legal vc utilizar o Design Pattern "Value Object", no qual vc utiliza apenas um objeto na passagem de muitos dados, não prejudicando o acesso a rede, e ajudando na performance. O Value Object pode ser composto de varios objetos (no caso Java Beans).
A TagLib deve auxilia-lo na montagem da JSP e acesso a funções especificas/genericas disponiveis para todas as JSP´s. Pense um pouco no conceito de reutilização de código/funções, quando for implementar uma TagLib.

Caro Lucas,

não é necessarios nada a mais para utilização de TagLib´s no Tomcat. O aspecto principal é vc certificar-se que o pacote “j2ee.jar” esteja disponivel no classpath do Tomcat. Para utilizar Taglib´s vc ira precisar do pacote “javax.servlet.jsp.*”.

Boa Sorte !

obrigado abetencourt :smiley:

mas sabe onde posso encontrar material de estudos sobre o pattern Value Object? e outros patterns para j2ee?

meu objetivo nao é certificação ainda, é para o trabalho diário mesmo, então preciso econimizar mais tempo possível com boa produtividade e qualidade

http://java.sun.com/blueprints/patterns/catalog.html

[editado]
Mais um:
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/
[/editado]

Divirta-se! :lol: :wink: