Como gerar um executável em Java?

Oi, pessoal, estou desenvolvendo um aplicativo desktop para a minha loja, só que eu não sei como gerar um executável. Será que alguém pode me ajudar? Estou usando o Netbeans, tentei de tudo, mas eu não sei como fazer.

dê uma olhada neste artigo.

basicamente, você deve colocar a propriedade

Main-Class: pacote.nomeDaClasseComOMetodoMain

dentro do arquivo MANIFEST.MF.

Se vc usa o netbeans, basta um limpar e construir no projeto, ele vai gerar uma pasta dist com o que vc precisa para usar o software.

Se você quiser um executável “.exe”, pode usar o “exe4j”, tem a opção de embutir as bibliotecas dentro dele, ou gerar um executável apontando para o jar principal do projeto,
assim, quando você altera o projeto, não precisa alterar o executável.

Se não precisar usar “.exe” segue as dicas acima.

ahh, tem outro programa opensource pra gerar executável, mais não me recordo o nome.

Abraço

[quote=felipedamiani]Se você quiser um executável “.exe”, pode usar o “exe4j”, tem a opção de embutir as bibliotecas dentro dele, ou gerar um executável apontando para o jar principal do projeto,
assim, quando você altera o projeto, não precisa alterar o executável.

Se não precisar usar “.exe” segue as dicas acima.

ahh, tem outro programa opensource pra gerar executável, mais não me recordo o nome.

Abraço[/quote]

O hibernate não funciona corretamente com exe4j, quando se escolhe a opção de embutir todas as libs no .exe. Isso porque o exe4j altera o path. Pode ser corrigido na mão, mas não é uma solução boa. Prefiro usar o lounch4j.

Acho que esse “launch4j” é o open-source no qual me referi, bom, na verdade eu nunca precisei embutir as libs de um programa usando hibernate, mais prefiro trabalhar com um executável apontando pro jar, acho que fica melhor até pra dar manutensão, só no fato de não ter que gerar um executável para cada atualização já ajuda bastante, nunca usei esse launch4j, mais pelo que já ouvi falar, tbm parece ser bom.

Abraço

eu já usei o exe4j

http://www.ej-technologies.com/products/exe4j/overview.html

O chato é que você tem que colocar o executavel no mesmo diretório do jar.

Mas funciona.

[quote=Puka]eu já usei o exe4j

http://www.ej-technologies.com/products/exe4j/overview.html

O chato é que você tem que colocar o executavel no mesmo diretório do jar.

Mas funciona.[/quote]

Sim, depois é só criar os atalhos :smiley:

No Eclipse você clica em export > Java > JAR File > Escolhe o nome e classe que tem o método Main.

Se o jar gerado não funcionar e você não quiser tentar descobrir o porque você pode fazer o seguinte:

No Eclipse você clica em export > Java > Runnable JAR File > Escolhe o nome e classe que tem o método Main.

e no Netbeans?

no netbeans ja foi respondido ali em cima…
e sem querer ser chato, mas essa pergunta ja foi respondida no minimo umas 20 vezes aqui no forum…dava pra ter pesquisado né… :wink:

mas la vai de novo…

no netbeans clica com o direito sobre o projeto e manda seleciona limpar e construir
ou …na versao ingles, clean and build
dai no diretorio do seu projeto, voce vai ter uma pasta xxx/dist
essa pasta contem o seu executavel.

Ou você pode fazer um bat (no caso se for pra Windows - sh pra Linux), que é mais divertido e flexível =)