Oi, estou com problemas para gerar um jar executável da minha aplicação. Desenvolvi no NetBeans, postei um tópico aqui no guj, e para ir em Limpar e Construir, ele gerou o jar, mas esse jar não executa. Pesquisando na internet, encontrei um tópico que diz que eu teria que adicionar a minha classe principal ao manifest.mf. Eu fui lá, só que o atributo Main-Class (nem sei se está certo, pois no meu curso eu nunca vi) estava num arquivo xml. Lá fui eu (que eu não sei xml) tentar resolver o problema, até agora não consegui nada. Será que alguém poderia me ajudar? Por favor, é urgente!
nao veio, vc pode clicar com botão dieito no projeto -> propriedades…la em uma delas tem o lugar que vc diz qual a sua classe principal…pronto… um .jar executavel…
Bom sua classe pricipal é a que tem o método public static void main, quando o NetBeans gera o jar ele normalmente pega essa classe sozinho, sua aplicação usa interfaces gráficas ou só linha de comando? Se for o caso de linha você só vai conseguir executar no terminal do Linux ou prompt dos DOS no Windows.
Olá… desculpe me intrometer… tenho duvidas quanto a esse assunto tbm…
Gerei o .JAR e ele executa normal… mas ai surgiu a dúvida… ele vai executar em outro pc normalmente… e o banco tbm…
executa sim, desde que esteja configurado o banco tudo certo na outra maquina…sem problemas
Ele utiliza interface gráficas. Eu estou usando o Swing.
Cliquei em propriedades, lá só tem a parte de executar, e lá já tá a minha classe principal, que tem o método public static void main.
Mas também não deu certo.
Procedimento Completo:
No seu projeto clique com o bt direito do mouse e vá ate em propriedades…vá até o menu executar na arvore que fica a esquerda. Nesta aba selecione a sua classe principal.
Feito isto saia da janela das propriedades e clique novamente com o botão direito do mouse no seu projeto. Selecione o item Limpar e construir.
Pronto, seu jar foi gerado dentro de uma past “dist” que esta localizada dentro do seu projeto.
Localize onde esta seu projeto abra a pasta dist e execute o jar.
flws!!!
8)
Eu fiz exatamente como igor falou mas continua na mesma. Não consegui. o jar criado não executa, ao invés disso, abre um arquivo do winrar e fica mostrando somente os bytecodes das minhas classes.
O que eu quero saber o seguinte o que é que vcs fazem exatamente para gerar o jar, segui todos os passos que vcs me disseram e ele não gerou o jar executável. Ele gera um jar sim, mas quando eu clico duas vezes ele abre o winrar. Fica como se fosse um bocado de arquivos compactados. Será que alguém poderia me dar uma luz?
Va no seu arquivo jar e abra suas propriedades e mande executar com a plataforma java…você esta tentando abrir o jar com o winrar
E para gerar um arquivo .exe, como eu faço?
Acho q dá pra vc criar um script .bat ou .sh (pro Win ou Linux) q tenha o seguinte comando: “java -jar arquivo.jar”.
Ao clicar no seu arquivo(bat ou sh) ele vai executar a instrução e chamar a jvm. Aí seu programa vai executar sem precisar ir no prompt ou terminal.
Ao instalar o winrar vc deve ter deixado marcado para abrir arquivos .jar por isso nao executa.
Quanto a criar exe vc terá que usar outros programas, geralmente pagos tipo o exe4j.
té+