Como gerar um jar executável no NetBeans?

14 respostas
marcoslogan

Oi, estou com problemas para gerar um jar executável da minha aplicação. Desenvolvi no NetBeans, postei um tópico aqui no guj, e para ir em Limpar e Construir, ele gerou o jar, mas esse jar não executa. Pesquisando na internet, encontrei um tópico que diz que eu teria que adicionar a minha classe principal ao manifest.mf. Eu fui lá, só que o atributo Main-Class (nem sei se está certo, pois no meu curso eu nunca vi) estava num arquivo xml. Lá fui eu (que eu não sei xml) tentar resolver o problema, até agora não consegui nada. Será que alguém poderia me ajudar? Por favor, é urgente!

14 Respostas

abelgomes

nao veio, vc pode clicar com botão dieito no projeto -> propriedades…la em uma delas tem o lugar que vc diz qual a sua classe principal…pronto… um .jar executavel…

fnandos

Bom sua classe pricipal é a que tem o método public static void main, quando o NetBeans gera o jar ele normalmente pega essa classe sozinho, sua aplicação usa interfaces gráficas ou só linha de comando? Se for o caso de linha você só vai conseguir executar no terminal do Linux ou prompt dos DOS no Windows.

P

Olá… desculpe me intrometer… tenho duvidas quanto a esse assunto tbm…
Gerei o .JAR e ele executa normal… mas ai surgiu a dúvida… ele vai executar em outro pc normalmente… e o banco tbm…

abelgomes

executa sim, desde que esteja configurado o banco tudo certo na outra maquina…sem problemas

marcoslogan

Ele utiliza interface gráficas. Eu estou usando o Swing.

marcoslogan

Cliquei em propriedades, lá só tem a parte de executar, e lá já tá a minha classe principal, que tem o método public static void main.

marcoslogan

Mas também não deu certo.

igor_jua

Procedimento Completo:

No seu projeto clique com o bt direito do mouse e vá ate em propriedades…vá até o menu executar na arvore que fica a esquerda. Nesta aba selecione a sua classe principal.

Feito isto saia da janela das propriedades e clique novamente com o botão direito do mouse no seu projeto. Selecione o item Limpar e construir.

Pronto, seu jar foi gerado dentro de uma past “dist” que esta localizada dentro do seu projeto.
Localize onde esta seu projeto abra a pasta dist e execute o jar.

flws!!!
8)

marcoslogan

Eu fiz exatamente como igor falou mas continua na mesma. Não consegui. o jar criado não executa, ao invés disso, abre um arquivo do winrar e fica mostrando somente os bytecodes das minhas classes.

marcoslogan

O que eu quero saber o seguinte o que é que vcs fazem exatamente para gerar o jar, segui todos os passos que vcs me disseram e ele não gerou o jar executável. Ele gera um jar sim, mas quando eu clico duas vezes ele abre o winrar. Fica como se fosse um bocado de arquivos compactados. Será que alguém poderia me dar uma luz?

igor_jua

Va no seu arquivo jar e abra suas propriedades e mande executar com a plataforma java…você esta tentando abrir o jar com o winrar

marcoslogan

E para gerar um arquivo .exe, como eu faço?

R

Acho q dá pra vc criar um script .bat ou .sh (pro Win ou Linux) q tenha o seguinte comando: “java -jar arquivo.jar”.

Ao clicar no seu arquivo(bat ou sh) ele vai executar a instrução e chamar a jvm. Aí seu programa vai executar sem precisar ir no prompt ou terminal.

javaJoni

Ao instalar o winrar vc deve ter deixado marcado para abrir arquivos .jar por isso nao executa.
Quanto a criar exe vc terá que usar outros programas, geralmente pagos tipo o exe4j.

té+

Criado 28 de abril de 2010
Ultima resposta 6 de nov. de 2011
Respostas 14
Participantes 7