Como gerar um relatório pdf no Ireport com dados vindos de um formulário?

Prezados,

Estou precisando gerar relatórios pdf em java e escolhi as tecnologias JasperReports e iReport para isso.
Tenho até encontrado muitos tutoriais que explicam seu funcionamento, entretanto TODOS eles se baseiam como entrada de dados, um banco de dados, seja MySQL, Firebird etc.
Meu problema é que minha aplicação vai entrar com dados vindos não de uma base de dados e sim de um simples formulário HTML.

Minha dúvida é a seguinte: existe uma maneira simples de ler esses dados vindos de um formulário?

Desde já, agradeço a atenção!

veja isso ve se ajuda:
http://www.guj.com.br/posts/list/138281.java
vlw
abs

Não é muito simples, mais você pode usar a classe net.sf.jasperreports.engine.data.JRBeanCollectionDataSource.

Exemplo usando servlet:

        InputStream reportStream = context.getExternalContext().getResourceAsStream("/relatorioExemplo.jasper");

        response.setContentType("application/pdf");
        response.setHeader("Content-disposition", "attachment;filename=RelatorioExemplo.pdf");

        ServletOutputStream servletOutputStream = response.getOutputStream();

        // Recuperando informação do formulário
        String nome = request.getParameter("nome");
        String sexo  = request.getParameter("sexo");

        // classe exemplo
        Pessoa pessoa = new Pessoa(nome, sexo);

        // Aqui deve ser criada uma lista de objetos
        List<Pessoa> pessoas = new ArrayList<Pessoa>();
        pessoas.add(pessoa);

        // Aqui vc passa como por parametro sua Coleção
        JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource( pessoas );
   
        Map parametros = new HashMap();
      
        try {
            JasperRunManager.runReportToPdfStream(reportStream, servletOutputStream, parametros, ds);
        } catch (JRException e) {
            e.printStackTrace();
        }

        context.responseComplete();
        servletOutputStream.flush();
        servletOutputStream.close();

Lembrando que na criação do relatório no IReport você deve colocar no classPath da aplicação sua classe que foi passada por parâmetro, que no meu exemplo foi a classe Pessoa.

Valeu!

.