Como identificar um dispositivo

2 respostas
eberson_oliveira

olá a todos,

Gostaria de saber se existe e, caso existir, qual a melhor forma de identificar um dispositivo que está fazendo requisições ao nosso site.

Por exemplo, temos aqui no trabalho um aplicativo web que deverá rodar nos navegadores para desktop, no iphone, e em palm’s em geral… para isso tivemos a necessidade de montar várias estruturas visuais para esses dispositivos, uns porque não suportariam ajax, outros porque não suportariam essa ou aquela versão de javascript e a maioria por uma questão de marketing da empresa.

Então chegamos a um ponto meio complicado… Todos os dispositivos farão acesso à mesma url e o sistema deverá identificar o dispositivo e redirecionar para o local correto de acordo com a estrutura prevista para ele… Pensamos em usar o user-agent enviado pelo navegador, mas isso não tem se mostrado como uma boa opção…

Alguém tem alguma idéia?

Desde já agradeço a todos pela atenção,

[]s

2 Respostas

R

Cara da uma olhada em Filters, se não me engano da pra fazer isto.

Veja esse artigo: http://java.sun.com/products/servlet/Filters.html

pelo que me lembre ele tem algo parecido…

Att
Rodrigo Kerkhoff

eberson_oliveira

Obrigado pela resposta rKT,

Eu estou utilizando filters para fazer os devidos redirecionamentos e recuperando o user agent pelo getHeader… dai faço umas comparações para tentar identificar que tipo de dispositivo fez a requisição… mas isso me parece muito “braçal” e com altas chances de falhar… por isso queria algo mais simples e, principalmente, confiável.

Acho que não consigo reconhecer um dispositivo pelo Filter, a menos que ele tenha algum cabeçalho que eu desconheço… vou dar uma pesquisada e ver se tem algo do tipo… se tiver algum exemplo de como poderia fazer isso, posta ai, pois vai me ajudar muito?

[]s

Criado 25 de janeiro de 2010
Ultima resposta 25 de jan. de 2010
Respostas 2
Participantes 2