Estou precisando implementar um prototipo que realize comunicação muticast realizando acordo de entrega de mensagens(FIFO,causal etc…) em JAVA.Por onde devo comerçar? Como posso fazer isso ? Utilizo CORBA ou RMI… qual o melhor ? Estou meio perdido…
Se é para um trabalho de faculdade onde vc tem que implementar isso, não posso te ajudar muito, de uma olhada no material abaixo que deve ajudar um pouco, mas daí o jeito é estudar os protocolos e implementar com sockets mesmo.
Um dos links é pro Appia, que parece que é melhor que o JGroups até, faz tempo que fiz minha pesquisa sobre isso então não lembro bem, mas acho que é: http://appia.continuent.org/HomePage
Aviso importante: se vc quer fazer multicast real(IP multicast) pela internet, esqueça! muitos roteadores não suportam e isso está longe de acontecer. Pela internet o melhor que vc consegue é multicast sobre TCP, então seu benefício será os protocolos de gerenciamento, pois o ganho de desempenho pelo multicast não acontecerá.
Se for numa rede local com canal broadcast(Ethernet por ex) funciona que é uma maravilha, mesmo usando sobre TCP, basta configurar.
Obs: não cheguei a testar na prática, tentei o JGroups pela internet e não funcionou, mas é razoavelmente fácil de usar.