Pessoal, estou querendo implementar um controle de acesso em um método. Como no Java ainda nao tem como eu especificar algo maior que package (default) e menor que public (como poderia ser feito se já existissem os módulos) eu acabei tendo que colocar meu método como public mas não queria que qualquer objeto pudesse invocá-lo. Um solução caseira seria verificar via stacktrace quem está chamando meu método, mas queria uma solução padronizada pra isso. Andei olhando a api security do java e fiquei achando que pudesse me ajudar, mas nao encontrei nenhum exemplo de como poderia utilizar para fazer o que eu quero.
Nesse exemplo que eu comentei eu iria fazer um controle de acesso em cima de chamadas locais, mas precisaria também fazer um controle de acesso remoto para validar quem está invocando meu EJB (ou WS) por exemplo. As motivações para isso tem a ver com o negócio, então não é sobre a necessidade de fazer isso que eu gostaria de discutir, queria a ajuda de voces para saber se existem uma forma padrão de tratar esses dois casos. Sem isso o jeito seria olhar a stacktrace no primeiro caso e enviar algum tipo de “login/senha” no segundo.
Obrigado pessoal, aguardo a ajuda de voces.
Como implementar controle de acesso em métodos Java?
6 Respostas
E
da uma olhada no JAAS e tbm no acegi.
Ja considerou usar AOP?
Se eu fosse usar AOP provavelmente seria alguma solucao caseira também… e é isso que eu estou preferindo nao usar.
O JAAS eu não sei se chega nesse ponto de autorizar dentro do código Java, por acaso ele faz isso também? Pensei que ele fosse mais para autorizar dentro da parte das views, mas isso eu já faço.
O acegi eu to olhando agora, mas pelo que vi é algo do spring. Não tem como fazer usando só a api do java?
E
Alguém já fez algo parecido?
AOP com Spring 
Criado 8 de julho de 2008
Ultima resposta 9 de jul. de 2008
Respostas 6
Participantes 4
Alura O que é Python? — um guia completo para iniciar nessa linguagem de programação Acesse agora o guia sobre Python e inicie sua jornada nessa linguagem de programação: o que é e para que serve, sua sintaxe e como iniciar nela!
Casa do Codigo Engenharia de Prompt para Devs: Um guia para aprender a... Por Ricardo Pupo Larguesa — Casa do Codigo