Como implementar opção de ajuda

13 respostas
Ziru

Olá pessoal boa noite.
Estou terminando minha aplicação, a unica coisa que está faltando é a opção de ajuda, onde nela irá conter informações sobre o sistema.
desejo criar alco com fotos, do próprio aplicativo para facilitar a compreensão do mesmo.
Seia algo como esse aki

Infelismente, não tenho nenhuma ideia de como fazer isso, nem por onde começar.
Alguém pode por gentileza me ajudar? Agradeço a atenção.

13 Respostas

Hebert_Coelho

Eu vejo que você teria que criar essas páginas como as outras do seu sistema a parte e colocar um lugar onde o usuário poderá clicar para ter a ajuda necessária.

Não entendi qual a dúvida.

B

Boa tarde,

Eu fiz um arquivo pdf, coloquei instruções e fotos, na tela principal do sistema coloquei uma action
o usuário aperta F1 e abre o pdf ou clica na opção Ajuda.

Este código coloquei no menu Ajuda do sistema.

try{
			Desktop.getDesktop().open(new File("manual.pdf"));
		}catch (Exception e) {
			e.printStackTrace();
		}
	}
Hebert_Coelho

BTO:
Boa tarde,

Eu fiz um arquivo pdf, coloquei instruções e fotos, na tela principal do sistema coloquei uma action
o usuário aperta F1 e abre o pdf ou clica na opção Ajuda.

Este código coloquei no menu Ajuda do sistema.

try{ Desktop.getDesktop().open(new File("manual.pdf")); }catch (Exception e) { e.printStackTrace(); } }

E se o aplicativo dele for web?

Ziru

Hebert Coelho:
Eu vejo que você teria que criar essas páginas como as outras do seu sistema a parte e colocar um lugar onde o usuário poderá clicar para ter a ajuda necessária.

Não entendi qual a dúvida.

se para cada opção abrir uma nova janela, ficaria tumultuado.
Essa opção de ajuda ai apenas exibe as infos, estava a ler sobre o JTree, acho que seria uma boa saida. Mas não consigo usalo, e não entendo nada de igles para ler a documentação.
A tradução da pagina fica um tanto quanto estranha.

Ziru

BTO:
Boa tarde,

Eu fiz um arquivo pdf, coloquei instruções e fotos, na tela principal do sistema coloquei uma action
o usuário aperta F1 e abre o pdf ou clica na opção Ajuda.

Este código coloquei no menu Ajuda do sistema.

try{ Desktop.getDesktop().open(new File("manual.pdf")); }catch (Exception e) { e.printStackTrace(); } }

Seria uma saida. Mas tenho que abrir esse arquivo a partir do src não? porq se eu deixa esse pdf aki no meu pc, não iria adiantar.
E tambem se a pessoa não tiver um executor de pdf, irá funcionar?

Hebert_Coelho

Ziru:
Hebert Coelho:
Eu vejo que você teria que criar essas páginas como as outras do seu sistema a parte e colocar um lugar onde o usuário poderá clicar para ter a ajuda necessária.

Não entendi qual a dúvida.

se para cada opção abrir uma nova janela, ficaria tumultuado.
Essa opção de ajuda ai apenas exibe as infos, estava a ler sobre o JTree, acho que seria uma boa saida. Mas não consigo usalo, e não entendo nada de igles para ler a documentação.
A tradução da pagina fica um tanto quanto estranha.

Ficará tumultuado dependendo de como você fizer.
Já vi diversos sistemas com isso que eu te falei e ficou numa boa! [=

Ziru

Pode ser mesmo, mas não consigo conseber uma forma boa de se implementar isso.
Me atenderia algo como isso aki:

Teria a arvore, uma barra ali delimitando, e do outro lado seria mostrado as informações.

B

Boa Noite.

Se for uma aplicação web coloque um hiperlink e chame uma JSP ao clicar no mesmo.

Enquanto o código que postei, tem que ter o adobe reader instalado, senão não funcionará.

Este código fica adequado p/desktop.

São apenas idéias,faloww.

Ziru

BTO:
Boa Noite.

Se for uma aplicação web coloque um hiperlink e chame uma JSP ao clicar no mesmo.

Enquanto o código que postei, tem que ter o adobe reader instalado, senão não funcionará.

Este código fica adequado p/desktop.

São apenas idéias,faloww.

São ideias que movem o mundo meu amigo, afinal é assim que começa um aplicativo não? uma ideia que amadurece com o tempo e se torna algo útil e necessário.
bem acho que o lance com o JTree pode resolver meu problema, mas não acho nenhum material explicativo decente. (em PT) alguém sabe de algum?

B

Estes tutoriais estão bem esclarecedores.

http://javafree.uol.com.br/artigo/4157/Introducao-ao-componente-JTree.html
http://www.roseindia.net/java/example/java/swing/TreeComponent.shtml

Faloww

Ziru

BTO:
Estes tutoriais estão bem esclarecedores.

http://javafree.uol.com.br/artigo/4157/Introducao-ao-componente-JTree.html
http://www.roseindia.net/java/example/java/swing/TreeComponent.shtml

Faloww

Valeu, a parte do JTree ta indo bem, já consigo tratar os eventos…
mas to me enrolando, em criar a barra pra delimitar o JTree e também em jogar as infos pro outro lado da barra…
tem alguma ideia?

Ziru

Bem o JTree ta indo numa boa… agora o que tá pegando são essas partes desenhada no paint…rsrs

B

Bom Dia,

Tive uma ideia, se os documentos fossem no formato xhtml ou html com jsp e outras coisas, ao clicar no documento,
enviaria o seu path p/ browser que estaria á direita, se eu não me engano tem exemplos de browsers no eclipse e na net deve ter vários tb.

um exemplo:
http://www.devmedia.com.br/criando-um-browser-utilizando-swing/1666

Faloww

Criado 2 de novembro de 2012
Ultima resposta 4 de nov. de 2012
Respostas 13
Participantes 3