Como implementar um Label interagindo com um TextField no mesmo objeto

2 respostas
A

olá pessoal! Sou aprendiz e estou tentando inserir no meu programa o seguinte:
-um Label que é uma pergunta.
-ao lado desse Label um radiobutton com duas alternativas “sim” e “não”.
-ao selecionar a radio “sim”, abriria um textfield abaixo da pergunta no qual eu poderia inserir uma resposta.
-ao selecionar o “não”, o Label contintinuaria sozinho na tela.
Acontece que eu já vi esse tipo de implementação rodando em outro programa mas não consigo achar nada parecido com isso. Quem puder me ajudar desde já eu agradeço.

2 Respostas

marcelopacheco85
pq naum testas fazer com o metodo enable

se o radiobutton “sim” estiver habilitado

textfield.setEnable(true);

acho q da pra fazer tb com o metodo visible,

textfield.setVisible(true);
RenataFA
amorimdive:
olá pessoal! Sou aprendiz e estou tentando inserir no meu programa o seguinte: -um Label que é uma pergunta. -ao lado desse Label um radiobutton com duas alternativas "sim" e "não". -ao selecionar a radio "sim", abriria um textfield abaixo da pergunta no qual eu poderia inserir uma resposta. -ao selecionar o "não", o Label contintinuaria sozinho na tela. Acontece que eu já vi esse tipo de implementação rodando em outro programa mas não consigo achar nada parecido com isso. Quem puder me ajudar desde já eu agradeço.

Olá!

Faça sua tela com o JLabel e dois JRadioButton (um com Sim e outro com o Não). Para que ele permita que apenas um dos JRadioButton fique selecionado, coloque um ButtonGroup e relacione os JRadioButton com esse ButtonGroup.

Mais abaixo coloque o tal JTextField que vc precisa, e deixe ele como .setVisible(false)

Feito isso vc precisa implementar os listeners. Para os dois JRadioButton vc implementa o ItemListener. No método itemStateChanged (que vai capturar cada vez que mudar a seleção de seus JRadioButton), faça algo assim:

public void itemStateChanged(ItemEvent e) {

if (e.getSource() == seuRadioButtonSim){

seuTextField.setVisible(true); // habilito o tal JTextField

} else if (e.getSource() == seuRadioButtonNao){

seuTextField.setVisible(false); // desapareço com o JTextField

}
}

Bom, te dei o "caminho das pedras",,, tente ai agora... boa sorte! :lol:

Criado 17 de setembro de 2008
Ultima resposta 18 de set. de 2008
Respostas 2
Participantes 3