Como informar caminho do relatorio

Bom galera me surgiu uma duvida como faço para informar o caminho do meu relatório para que ele funcione em outra maquina.

private void jReltodosclientesActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {//GEN-FIRST:event_jReltodosclientesActionPerformed
    // TODO add your handling code here:

try {
        Connection conn = (Connection) Conectabanco.getConnection();
        HashMap parametros = new HashMap();
        JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport("C:/Users/mage/Documents/NetBeansProjects/Projetohonorario/src/relatorio/todosclientes.jasper", parametros,conn);
        JasperViewer jv = new JasperViewer(jp, false);
        jv.setVisible(true);

} catch (Exception ex) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, ex);
    }

}//GEN-LAST:event_jReltodosclientesActionPerformed

private void jReldebitosActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {//GEN-FIRST:event_jReldebitosActionPerformed
    // TODO add your handling code here:
    try {
        Connection conn = (Connection) Conectabanco.getConnection();
        HashMap parametros = new HashMap();
        JasperPrint jp = JasperFillManager.fillReport("C:/Users/mage/Documents/NetBeansProjects/Projetohonorario/src/relatorio/debito.jasper", parametros,conn);
        JasperViewer jv = new JasperViewer(jp, false);
        jv.setVisible(true);

} catch (Exception ex) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, ex);
    }

}//

Bom dia, Eu tive problema tambem so que o mais estranho é que uns relatorios executam, outros dao erro de que nao foram encontrados. Num projeto JSF eu uso assim:

InputStream relatorioStream = getClass().getClassLoader().getResourceAsStream("nome/do/pacote/relatorios/comissao.jasper");

Obrigado cara desta forma que você passou um relatório meu aqui deu certo agora quando da este erro você sabe como arrumar?

pesquisei aqui no forum e nao achei. geralmente o erro acontece nos relatorios que tem subreports. pode ser devido a referencia interna do subreport. Postei no forum na epoca mas ninguem respondeu. a solucao que eu dei, como é um app web. foi criar os diretorios do projeto no servidor e colocar os relatorios la.

O único problema que eu estou tendo e que quando executa pelo netbeans funciona, mas quando executa o programa através do arquivo .jar da a exceção…