Como iniciar com Swing e as imagens são suportadas oficialmente pelo JFrame?

Já li muito sobre imagens no JFrame, inclusive aqui no Guj. As maneiras são as mais variadas pelo que li… mas nenhuma eu consegui aqui…
Existe uma maneira Oficial de se fazer isso? Uma imagem de uma logo, ou mesmo um Background personalizado…

Ps.: Utilizo Netbeans.

Você pode colocar imagens em JLabels, mas não pode colocar componentes sobre o JLabel.

Para imagens de fundo não existe uma maneira oficial. Você deverá usar uma classe, como o JImagePanel:

[quote=ViniGodoy]Você pode colocar imagens em JLabels, mas não pode colocar componentes sobre o JLabel.

Para imagens de fundo não existe uma maneira oficial. Você deverá usar uma classe, como o JImagePanel:
https://github.com/MarkyVasconcelos/Towel/blob/master/src/com/towel/swing/img/JImagePanel.java[/quote]
Bom… falando a verdade, eu comecei do “jeito errado” com swing… eu comecei com a famosa “Ajudinha do Netbeans”.
Um colega de outro fórum me disse que eu deveria começar do jeito certo, criando uma classe e fazendo tudo manualmente… agora vi que ele está correto, pois utilizando o recurso do netbeans tem coisas que são muito limitadas e eu não irei aprender de verdade como programar com GUI.
Confesso que me sinto MUITO perdido na documentação Oracle, as vezes é mais fácil aprender com um exemplo dos próprios colegas…

Então, qual seria a estrutura básica para se criar um JFrame, com uma barra e apenas um ítem no menu? acho que assim já dá para começar a entender a questão dos “imports”, “extends” etc…

Ps.: Vou alterar o título do tópico, ficará mais adequado…

Conto com a ajuda de vocês para Iniciar de Verdade em Java!

Acho que o tópico tomará outro rumo… (- :