Como iniciar em java

PREZADOS AMIGOS

MEU NOME É JOSE CARLOS TENHO 48 ANOS ESTIVE LENDO JAVA , ACONTECE QUE EU NÃO DISPONHO DE RECURSOS PARA PAGAR UM CURSO E PEÇO AJUDA DE TODOS VOCES .
NO SENTIDO DE ME INDICAR UMA ESPECIE DE PASSO A PASSO DO JAVA.

AGRADECERIA MUITO ESSA AJUDA . LEMBRANDO A TODOS QUE NÃO DISPONHO DE CONHECIMENTOS DE PROGRAMAÇÃO , SEI +OU - INSTALAR UM WINDOWS , OU SUBSTITUIR UMA PEÇA .

AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

[color=“green”][size=“18”]Seja bem vindo ao PJ![/size][/color]

Bem faça como a maioria, o que eu recomendo, começe os estudos pelo livro Java Como Programar, eu e uma galerinha expressiva começou a conhecer e fazer algo de inútil em java apartir deste livro. Antes recomendo fazer um tour em Lógica de programação e Programação Orientada a Objetos, caso você não conheça.

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=169312

obs: Este tópico foi movido para o fórum de iniciantes por se tratar de um assunto básico e comum nos fóruns de Java

:okok:

Olá, seja bem vindo a familia PJ!

Aqui mesmo na seção de artigos e tutoriais do PJ eu escrevi um tutorial para as pessoas iniciantes mesmo, vale apena dar uma conferida!

E parabens pelo seu esforco de querer cada vez + aprender!

E aí JOLIVEIRA!! Tudo certo!?
Bom, eu também sou iniciante em java, eu postei aqui no PJ também um tópico pedindo ajuda de como começar, eles me ajudaram muito, e agradeço.
Bom, eu curso Ciência da Computação, e tenho um professor que me dará aula de java a partir do segundou ou terceiro ano, não sei ao certo. Pois bem, além da ajuda do pessoal da PJ, eu procurei esse prof meu, e ele me indicou também, além do Java: Como Programar um outro livro um pouco mais básico cujo nome é Java Didático. Ele é um pouco mais simples que o primeiro, mas também é muito bom, vale a pena dar uma conferida. Procure também estudar Algoritmos e Estruturas de Dados, pra que você aprenda um pouco, antes de mexer com a linguagem em si, sobre a lógica de programação. E procure também saber um pouco de Programação Orientada a Objetos. Com isso seu aprendizado vai ser um pouquinho mais lento, mas mais eficaz.

Bom é isso. Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

José Carlos, tem uma apostila no site www.flaviobrito.com.br .
Esta apostila ensina os primeiros passos. Além de falar também sobre orientação a objetos.

Até Breve

Carol

[quote=“JOLIVEIRA_9”]PREZADOS AMIGOS

MEU NOME É JOSE CARLOS TENHO 48 ANOS ESTIVE LENDO JAVA , ACONTECE QUE EU NÃO DISPONHO DE RECURSOS PARA PAGAR UM CURSO E PEÇO AJUDA DE TODOS VOCES .
NO SENTIDO DE ME INDICAR UMA ESPECIE DE PASSO A PASSO DO JAVA.

AGRADECERIA MUITO ESSA AJUDA . LEMBRANDO A TODOS QUE NÃO DISPONHO DE CONHECIMENTOS DE PROGRAMAÇÃO , SEI +OU - INSTALAR UM WINDOWS , OU SUBSTITUIR UMA PEÇA .

AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE[/quote]

Primeiro, bem vindo ao nosso universo JAVA !
Eu penso um pouco diferente. Recomendo a vc estudar primeiro LÓGICA ,ela será fundamental na sua evolução, para depois aprender uma linguagem…
Mas aqui no PJ tem muita dica boa tbm…
Boa sorte na nova carreira ae :grin:

JOLIVEIRA,

Eu tambem sou iniciando em Java, comecei a gostar dessa linguagem na faculdade onde comecei a ter os primeiros contatos, antes do java programava em Delphi, iniciei pelo Livro: “Java, como programar” do Deitel, como já foi dito por outros integrantes do PJ, é um livro muito legal pra quem está começando.
Como o marcossousa falou, antes de voce iniciar na linguagem Java, seria legal voce dar uma olhada em logica de programação, estrutura de dados, programação orientada a objetos, claro, isso se voce não for um programador de uma outra linguagem.

Seja bem vindo a comunidade e ao portal Java!

Fabiano.

Deixa eu aproveitar o post…muita gente fala do livro do Deitel,mas eu já peguei ele umas 4 vezes pra ler e não gostei.Não sei se é porque eu to acostumada a primeiro entender a linguagem a ‘baixo nivel’ (fazendo entrada por console,montando listas,filas,apesar de ja ter pronto…) e só depois passar pra coisas gráficas…E o livro já te chuta a swing nos primeiros capitulos…

Alguém conhece aqueles dois tijolões do Core Java (pra me dizer se prestam) ou algum outro que siga essa ordem?

[quote=“isis”]Deixa eu aproveitar o post…muita gente fala do livro do Deitel,mas eu já peguei ele umas 4 vezes pra ler e não gostei.Não sei se é porque eu to acostumada a primeiro entender a linguagem a ‘baixo nivel’ (fazendo entrada por console,montando listas,filas,apesar de ja ter pronto…) e só depois passar pra coisas gráficas…E o livro já te chuta a swing nos primeiros capitulos…

Alguém conhece aqueles dois tijolões do Core Java (pra me dizer se prestam) ou algum outro que siga essa ordem?[/quote]

O Core Java é muito bom…eu tenho os dois e uso mais ele do que o do Deitel