tenho duas tabelas uma tabela com o nome aluno e outra com o nome notasaluno. certo eu quero saber como faço para inseri dados nos registros certos por exemplo na tabela aluno cadastrei um aluno com o nome isael e o id gerando pela PK é 01 na tabela notasaluno tenho outro id aluno que recebe a chave estrangeira quero saber como faço para colocar as notas corespondente ao aluno certo. com por exemplo o aluno 01 da tabela notasauluno.
quero saber como se faz isso tb
Vocë está usando algum framework para persistëncia? tipo hibernate, ibatis?
não estou usando mais vc poderia me mostra algum tutorial que faça isso ou que me de uma luz
cara e simples, se voce sabe o id do aluno, é só inserir as notas com o id dele… se voce não sabe, tem que conseguir um jeito de pegar o id no banco…
Como está estruturado seu programa? tem alguma classe notas? ou só tem a classe aluno?
a minha dúvida é similar a essa, pois preciso trazer o nome do Genero para minha tabela filmes e quero visualizá-lo em um jComboBox… Minha tabela Filmes usa a chave estrangeira genero que referencia idGenero da tabela genero
Você na hroa de fazer o insert, passa como segundo parametro no prepareStatement do connection a seguitne constante da classe Statement: Statement.RETURN_GENERATED_KEYS
depois pega as keys geradas pelo getGeneratedKeys() e armazena em um resultset da next() e pega o valor.