Como inserir um calendário dentro do panel? URGENTE!

9 respostas
Cattus

Boas
Sou iniciante em Java e estou a fazer uma aplicação para marcação de tratamentos num consultório. queria inserir um calendário que mostra-se o dia actual sempre sublinhado, e desse para depois o utilizador clicar no dia do mês que queria fazer a marcação. Tudo isto já num painel… não sei que utilizar para criar, nem se já existe feito… Ainda não entendo muito de códigos…
Estou a usar o net beans6.1…

agradecia que me respondessem…
obrigado

9 Respostas

thegoergen

Bom… você vai ter que usar a classe Date. E provavelmente uma matriz de Labels…

Se você pesquisar pelo GUJ, você vai achar um tópico parecido com isso. Eu lembro de já ter feito uma implementação assim e coloquei como exemplo para um outro usuário. Mas esse código eu já não tenho…

thegoergen

Achei!

Dá uma olhada nesse tópico aqui, o JamesBond tava com o mesmo problema.

http://www.guj.com.br/posts/list/85763.java

Cattus

Onde encontro a classe Date? não é na pallete pois nao?
eu estou estava a tentar usar o Formatte field para que aparece-se sempre a data actual… mas não sei como modificar isso de forma a dar… assim já nao criava o calendário… sabe como se faz nas propriedades?
eu nao entendo nada de código… é meu 1º ano desta cadeira, e o objectivo e desenhar interfaces…e depois interliga-las por linha de códgo…

já agora não existe nenhum calendário predefinido no programa?

obrigado

thegoergen

Bom… só com interfaces vai ser difícil… não sei se exisste algo pronto. Mas você pode criar uma classe que você adiciona ao Pallette do NetBeans.

A classe Date é a classe que o Java usa para tratar as datas.

E é o seu primeiro ano com programação e já está a desenhar interfaces?? Sem ter uma base de códigos puro?

Cattus

pois… a cadeira é mesmo desenho de interfaces em java… só tenho conhecimentos básicos de programaçao em C, agora o prof pertende que façamos tudo por nós próprios… deu-nos os tutoriais e pouco mais… nas aulas tb nao nos explica… pk temos de descobrir sózinhos… pk este é o nosso projecto da disciplina… enfim… o desenho das aplicaçoes já está feita… so tenho duvidas mesmo era no calendário… vou tentar encontrar a classe Data… mas pode-me dizer onde isso se encontra exactamente?
depois tenho de implementar todo o código…
o que básicamente já fiz foi desenhar as janelas no jPanel, adicioná-las a pallete, e agora crio o jFrame From e insiro lá as janelas qe pus na palete…

falta td o resto…
já agora sabe como faço para o conteudo da janela aumentar automáticamente quando maximizo a janela?
o professor disse para fazer isso na jFrame, em Set layout e depois seleccionar o border layout… mas isso deforma-me todo o conteudo das jamelas…

:?

thegoergen

Te aconselho a olhar o outro fórum, sobre interfaces gráficas.

E existem vários tipos de Layout, eu geralmente uso o GridBagLayout, mas talvez para o que tu querias seja bom o GridLayout, porque você pode escolher quantas colunas (7, uma para cada dia da semana) e linhas tu vai querer.

E olhe aquele link que eu te passei no meu segundo post, lá eu tenho um exemplo, talvez te ajude a entender.

Mas coloque uma coisa na cabeça, você pode (e nesse caso, DEVE) criar componentes gráficos “no braço”, sem precisar necessariamente do NetBeans. Porque o que você precisa não é estático, dependendo do mês escolhido, você vai ter que mudar o seu calendário (mudam o número de dias, os dias da semana…)

Abraços, e agora eu vou sair, talvez amanhã eu leia de novo o tópico e tente te ajudar, mas procure ajuda nas interfaces gráficas, vá no Índice do fórum e escolha ele.

Cattus

obrigado pelas dicas
Boa noite

orlandocn

voce pode usar um componente de calendario ja pronto, inclusive adicionando-o na sua paleta do NB

http://nachocalendar.sourceforge.net/

Cattus

Pode-me explicar como adiciono à pallete do NB…
Não entendi como faço isso no site…
obrigado pela dica…

Criado 25 de novembro de 2008
Ultima resposta 25 de nov. de 2008
Respostas 9
Participantes 3