Estou estudando, por enquanto, Java para Web pela apostila da Caelum.
Cheguei na parte da JSTL. Estou tentando fazer funcionar mas não consigo.
De acordo com a apostila, basta fazer o download no site do projeto Jakarta da Apache. Então baixei no site o arquivo: jakarta-taglibs-20060824.zip
Primeiro tentei apenas alterar a extensão do arquivo para *.jar e colocar no WEB-INF/lib da minha aplicação, mas o erro foi de algo parecido com: “The URI ‘http://java.sun.com/blahblahblah’ cannot be resolved…”
Seguindo a apostila, é dito que se copie os JAR’s que estariam contidos dentro da pasta lib do arquivo jakarta-taglibs-20060824.zip, porém o arquivo não contém nenhuma pasta lib! Tentei então pegar todos os arquivos *.jar de dentro do arquivo e copiá-los dentro do meu WEB-INF/lib, mas o erro permaneceu.
Abri o tutorial do Jakarta e fui no link de instalação. Lá também dizia que eu deveria fazer o download do arquivo das taglibs (jakarta-taglibs-20060824.zip) e então copiar os arquivos da pasta lib deste para o meu WEB-INF/lib. O erro permaneceu.
Alguém pode me ajudar? Como eu faço pra rodar normalmente a JSTL?
Tenho o arquivo de taglibs do Jakarta:jakarta-taglibs-20060824.zip
Uso o Tomcat 5.5.12.
[quote=paulohrl]Eu preciso colocar no lib só os dois arquivos que acho nos exemplos do Tomcat ou o arquivo .jar que baixei do jakarta também???
[/quote]
Provavelmente são os mesmos arquivos. Existem arquivos adicionais no pacote que você baixou no site do Jakarta, eles são de outras tags que não estão sendo utilizadas nos exemplos do tomcat. Daí cabe a você olhar se quer ou não adiciona-las ao seu projeto.
Os arquivos jstl.jar e standard.jar são suficientes para usufruir das tags mais “comuns”
Eu estou desenvolvendo utilizando o eclipse, mas sem plug-in do Tomcat.
Quando estava desenvolvendo, meu programa estava funcionando normal (sem utilizar JSLT).