Como instalar o ambiente web no ubuntu

Olá, Pessoal

Gostaria de instalar o ambiente web no ubuntu 9.10.

Será que alguém pode me ajudar?

Eclipse + tomcat no Ubuntu 9.10

Eclipse é moleza . . . .só baixar o arquivo (para linux) e descompactar.

Dar permissão ao arquivo de execução do eclipse (.sh) como executável (tem nas proriedades do arquivo).

O Tomcat no caso seria pra integrar com o eclipse?

Se for o caso é desconpactar tbm e criar o projeto dentro do eclipse.

Caso contrário teria que configuar a variável de ambiente do tomcat.

Se tiver alguma dúvida mais específica favor detalhar . . .

espero ter ajudado.

flwwwwwwwww

Se não me engano, se vc baixar a versão maior do Netbeans para linux ele já vem com glassfish e tomcat.
Abraço.

cara, nao é tao dificil assim, faz muito muito tempo mesmo que nao mecho em configurar java em linux mas espero te ajudar um pouco…

eu fiz assim…

na minha pasta /home eu criei uma pasta com o nome java e lá dentro eu coloquei o eclipse ,o tomcat e o meu workspace…
basta voce baixar o eclipse (para linux )e o tomcat (eu uso o 6.0.14, ele me atende bem).

dai eu instalei o java6 pelo synaptic.

mas eu me lembro que havia algo em definir as variaveis de ambiente , acho que tinha que digitar # export JAVA_HOME=/seu/caminho/para/java .
tem uns tutos que fala pra voce alterar direto no arquivo /etc/profile
e inserir pelo gedit (ou o referente ao gedit no KDE) o caminho do java…
no meu profile acabei de ver que está assim

JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun;
export JAVA_HOME

PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH

mas tem esse tuto aqui, como faz muito tempo que eu nao mecho com configurar java em linux (so fiz isso uma vez ate hoje), recomendo dar uma lida nele
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-e-instalando-o-Java-com-Tomcat-no-Linux/?pagina=1

mas o caminho é por ai…

OBS: se voce nao sabe usar o editor vi , NAO arrisque-se em usá-lo… use o modo grafico e faça alteraçoes em modo grafico!!
recomendo tambem criar uma pasta so para o java… pra ficar mais pratico… no seu /home crie uma pasta java e la dentro coloque seus libs,frameworks,tomcat,eclipse,livros,etc

espero ter ajudado

[quote=Der Meister]cara, nao é tao dificil assim, faz muito muito tempo mesmo que nao mecho em configurar java em linux mas espero te ajudar um pouco…

eu fiz assim…

na minha pasta /home eu criei uma pasta com o nome java e lá dentro eu coloquei o eclipse ,o tomcat e o meu workspace…
basta voce baixar o eclipse (para linux )e o tomcat (eu uso o 6.0.14, ele me atende bem).

dai eu instalei o java6 pelo synaptic.

mas eu me lembro que havia algo em definir as variaveis de ambiente , acho que tinha que digitar # export JAVA_HOME=/seu/caminho/para/java .
tem uns tutos que fala pra voce alterar direto no arquivo /etc/profile
e inserir pelo gedit (ou o referente ao gedit no KDE) o caminho do java…
no meu profile acabei de ver que está assim

JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-6-sun;
export JAVA_HOME

PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH

mas tem esse tuto aqui, como faz muito tempo que eu nao mecho com configurar java em linux (so fiz isso uma vez ate hoje), recomendo dar uma lida nele
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-e-instalando-o-Java-com-Tomcat-no-Linux/?pagina=1

mas o caminho é por ai…

OBS: se voce nao sabe usar o editor vi , NAO arrisque-se em usá-lo… use o modo grafico e faça alteraçoes em modo grafico!!
recomendo tambem criar uma pasta so para o java… pra ficar mais pratico… no seu /home crie uma pasta java e la dentro coloque seus libs,frameworks,tomcat,eclipse,livros,etc

espero ter ajudado[/quote]

Ubuntu 9.10 não precisa disso, eu pelo menos entro no terminal, logo como root e digito apt-get install sun-java6-sdk, se não for esse o comando ele te fala qual é, tem 57mb se não me engano.
Instala path e etc.
Depois só baixar o javadoc e configurar o jar no eclipse ou netbeans e pronto.

tudo o que eu falei considerem como sendo feito no ubuntu 9.04

Olá,

Minha maior dificuldade está em configurar o tomcat e o eclipse

peresjuliao, qual é a dificuldade especificamente?

Olá,

eu instalei o tomcat6 pelos repositórios do Ubuntu dando um apt-get install tomcat6

Quando vou configurar o Eclipse em Window > Preferences > Server > Runtime Envirovments > Add

Eu não sei em qual pasta esta instalado o tomcat

eu fiz esta configuração a pouco tempo.

Baixe o Tar do Tomcat Penultimo em OPT

de permissão a pasta chmod 777 e rodar o script de inicialização acho que e ./start e ver localhost:8080 de pois e so apontar ele no Eclipse server local de instalação.

por padrão deve estar no etc

Olá, labavel

Se não for pedir muito será que você poderia me passar um tutorial passo a passo como fez para instalar o tomcat e configura-lo no eclipse?

se não me engano o diretório que está procurando é o /usr/local

Segue

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Eclipse-integrado-com-Tomcat-5-no-Ubuntu/?pagina=2