Como instalar o EJB num projeto WEB?

2 respostas
wladyband

Dei uma olhada na apostila da K19 falando como instalar EJB num projeto, mas acho as apostilas da k19 é pouco intuitivas, mas pelo que eu entendi para que eu tenha benefícios dos recursos da tecnologia EJB no projeto é necessário eu instalar o servidor web Jboss, meu objetivo é utilizar os recursos do EJB em um projeto Maven, eu sei criar um projeto Maven e conheço sua estrutura, tenho utilizando o servidor TomCat para fazer meus projeto e ao analisar a apostila fiquei com várias duvidas;

Queria saber se para eu me beneficiar dos recursos do EJB ele somente funcionará se for junto com o servidor web Jboss?

Estou um pouco receoso de instalar o Jboss porque não tenho familiaridade com ele, eu somente gostaria de saber se eu criar o projeto em Maven e colocar as dependências do EJB necessárias no arquivo pom.xml ele funcionará normalmente?

Alguém conhece um tutorial que explique como criar um projeto Maven em EJB?

2 Respostas

Ruttmann

wladyband:
Dei uma olhada na apostila da K19 falando como instalar EJB num projeto, mas acho as apostilas da k19 é pouco intuitivas, mas pelo que eu entendi para que eu tenha benefícios dos recursos da tecnologia EJB no projeto é necessário eu instalar o servidor web Jboss, meu objetivo é utilizar os recursos do EJB em um projeto Maven, eu sei criar um projeto Maven e conheço sua estrutura, tenho utilizando o servidor TomCat para fazer meus projeto e ao analisar a apostila fiquei com várias duvidas;

Queria saber se para eu me beneficiar dos recursos do EJB ele somente funcionará se for junto com o servidor web Jboss?

Estou um pouco receoso de instalar o Jboss porque não tenho familiaridade com ele, eu somente gostaria de saber se eu criar o projeto em Maven e colocar as dependências do EJB necessárias no arquivo pom.xml ele funcionará normalmente?

Alguém conhece um tutorial que explique como criar um projeto Maven em EJB

Você precisa estudar um pouco mais de EJB.

Primeira coisa pra implementar é ter um container EJB, que nesse caso seria o JBoss, ou GlassFish, ou WebSphere (esses são os que conheço).

Tomcat não serve pra EJB, ele só mantém aplicações Web.

igor_ks

EJB é especificação, assim como JPA. (Hibernate é um exemplo de quem implementa JPA, segue a especificação JPA)

Tomcat é web container, ou seja, não tem a parte de segurança, transação, distribuição, etc. Servidores de aplicação tem um web container dentro dele, pra poder subir as aplicações e fazer as outras coisas que um servidor de aplicação faz.

Quem implementa o EJB são os servidores de aplicação (JBoss, Glassfish…). Não precisa ter medo de JBoss :), não é tão complicado assim.

Agora fugindo um pouco do assunto:

Pelo que ando vendo das tecnologias, EJB também está caindo em desuso (assim como JSF), pois está cada vez mais aparecendo frameworks com arquitetura de microservicos (RESTful) e infra cloud-computing. Nos projetos internacionais que trabalho, usamos Netflix OSS (https://netflix.github.io/) que segue muito essa linha de microservicos e cloud. Netflix OSS está crescendo tanto que Spring já implementou seu módulo usando ele: http://cloud.spring.io/spring-cloud-netflix/

Como o Brasil é um pouco atrasado (sempre), imagino que logo logo essas tecnologias vão começar a ganhar espaço por aqui.

Obs: É… como podem ver, nessa nossa área estamos sempre que estar nos atualizando.

Criado 2 de setembro de 2015
Ultima resposta 3 de set. de 2015
Respostas 2
Participantes 3