Como integrar meu software com o LibreOffice

Pessoal,

Estou desenvolvendo um aplicativo que irá conversar com um editor de texto, a opção de me foi apresentada como editor é o LibreOffice, mas ainda não fiz nenhuma aplicação que trabalhe com ele. A aplicação é um bando de dados de documentos e necessitamos de um editor de texto para fazer as revisões dos documentos e também depois preciso retornar com as alterações para o banco de dados.

Como nunca tive que fazer nada parecido peço ajuda de vocês para começar este projeto.

Desde já obrigado.

Acredito que a melhor implementação, para que possa haver independência em relação ao editor de texto, no caso o LibreOffice, seria uma integração através de arquivos de configuração. Explicando melhor ee pretendo abrir um arquivo no editor, quando o usuário clicar em um botão, na realidade o botão fará uma chamada ao sistema operacional solicitando que se abra o arquivo selecionado utilizando o programa gravado nas preferências da aplicação, entendeu? Assim, se por acaso de uma hora pra outra, resolverem usar o Microsoft Office ou qualquer outro, basta abrir o arquivo de configuração e alterar a chamada ao editor. É uma bela forma de deixar sua aplicação independente de programas de terceiros.