Como interligar o java ao mysql no netbeans

Ola,

sou velho em programacao VFP7 mas novo na programacao em java e peguei um tutorial de como criar uma simples agenda, segui o passo a passo e fiz corretamente ate a parte onde interliga com o mysql.

Coloquei o xampp e coloquei pra rodar o apache e o mysql, criei um database e um table, sem colocar senha no root

Tentei interligar com o java via netbeans e a partir dai nao sei como proceder, ate aparece que esta conectado mas nao sei como fazer para a minha agenda salvar as informacoes dos campos no banco de dados mysql.

Alquem pode me ajudar ou enviar um tutorial por favor

Primeiro o que você já sabe sobre JDBC e o que você já tem?

STNeto, boa noite

Eu ja criei o database no mysql e defini a tabela com os seus respectivos campos.

Dentro do netbeans eu criei o projeto, fiz uma pequena tela para testes com campos do tipo agenda telefonica, já os coloquei e identifiquei os nomes dos campos e das variaveis, criei os botoes de inclusao, alteracao, exclusao, impressao e finalizacao da tela

Agora preciso “ativar” o projeto com o mysql, quando eu faço manualmente ele aparece na aba servicos -> bancos de dados e apos eu informar a senha do root ele acessa minhas tabelas,

Quero deixar isso automatico futuramente, no momento quero apenas poder salvar os dados do form na tabela.

Antes de fazer algo por conta própria, siga algum material para aprender. Não se prenda na IDE, estude Jdbc para a parte de banco de dados: https://www.caelum.com.br/apostila-java-web/bancos-de-dados-e-jdbc/

STNeto, obrigado pelo link vou dar uma estudada