Como isso é possivel

25 respostas
alexfe

Pessoal venho aqui pedir a ajuda de vcs para saber se é possivel e como colocar uma ideia em prática.

A idéia é propaganda/markenting via envio de SMS para celulares.
Até ai é uma idéia simples e que já existe implementada em muitos lugares, mas o problema é como enviar mensagens para os possiveis clientes sem precisar ter um banco de dados de numeros de celulares.
A ideia principal é quando os clientes passarem na frente do estabelecimento eles recebam no seu celular propagandas informativas ou de markenting que a empresa defina.
Mas como identificar a rede do celular ?
Como disparar SMS para um numero sem ter um banco de dados onde exista uma lista dos mesmos ?
Existem algum Hardware para identificação dos celular em um determinado raio de distancia ?
O que utilizar ?
É possivel ?

25 Respostas

Luiz_Augusto_Prado

Eu acho que é possivel sim, mas para isso o usuario teria que ter um softwarer instalado escutando algum canal de radio.

josenaldo

Graças a Deus não é possível. E eu espero, sinceramente, que nunca se torne.

Se spam no email já é irritante, imagina no SMS? Lá vou eu andando na rua quando ouço meu celular tocar. Todo feliz, esperando um SMS carinhoso da minha esposa, eu olho e vejo: “Papel Higiênico Frescurol, o único com vitamina C, D, E e complexo B para uma bunda saudável!”. Acha mesmo isso agradável?

Sinceramente, você acaba de entrar na lista de alvos em potencial de um vudu reverso. rssrsrsrsrsrsrsr

Velho, falando sério, esquece essa idéia. Tem um lugar especial reservado no Inferno para o cara que conseguir por isso em prática.

M

Se você descobrir, vai ganhar muito dinheiro. Que vai ter gente p* da vida é fato, mas call center já faz isso e dá o maior lucro pras empresas.

alexfe

Bem tem muitas empresas que adorariam isso, então sugestões ???

rafaduka

pegou a idéia daqui?
http://www.desconstruir.com/5-tendencias-de-mercado-2011-2012/ item 2 :wink: tente via bluetooth.

drsmachado

Celulares operam em frequências pré definidas (850/900/2100MHz).
Capturar as frequências não é difícil, o problema será ter permissão para isto.

Pode até dar lucro, ser interessante, mas isso, em um curto prazo de tempo, se tornaria um tiro no pé.
Afinal, as pessoas se irritam com spams.

Veja o exemplo dos flyers, panfletos e afins, entregues nas calçadas e esquinas. A maior parte vai para o lixo, embora dê lucro e seja uma estratégia relativamente barata para as empresas.
Considerando a minha forma de pensar, eu jamais iria comprar qualquer coisa de uma empresa que me obriga a ver sua propaganda.

AUser

Do ponto de vista técnico, esqueça. Você não poderá pegar os celulares em um raio e enviar uma mensagem.

Do ponto de vista negocial o que eu consegui imaginar seria o seguinte: Cliente instalaria o appl, a cada 10 anuncios que recebesse e visualizasse, ganharia 10 cents em uma conta do paypal, o anunciante pagaria a vc 2 cents pra cada anuncio visualizado.

O problema é que isso é bem pior e menos direcionado que email marketing, por ex. O range é muito menor. Vantagem: é bem mais fácil que usar o neobux, por ex, e esse tipo de ferramenta não é tendência no Brasil.Os seus early adopters são essenciais, e se eu fosse analisar, diria que vc vai precisar de um bom seeder p/ isso dar certo. Procura criar o seu lean startup canvas antes de qualquer coisa, vai te ajudar.

[]'s

Luiz_Augusto_Prado

josenaldo:
Graças a Deus não é possível. E eu espero, sinceramente, que nunca se torne.

Se spam no email já é irritante, imagina no SMS? Lá vou eu andando na rua quando ouço meu celular tocar. Todo feliz, esperando um SMS carinhoso da minha esposa, eu olho e vejo: “Papel Higiênico Frescurol, o único com vitamina C, D, E e complexo B para uma bunda saudável!”. Acha mesmo isso agradável?

Sinceramente, você acaba de entrar na lista de alvos em potencial de um vudu reverso. rssrsrsrsrsrsrsr

Velho, falando sério, esquece essa idéia. Tem um lugar especial reservado no Inferno para o cara que conseguir por isso em prática.

Hehehe
Eu não acredito em inferno.
Olha só, eu também não acho correto os Spans que recebo. Eu odeio isso e também não compro de quem faz isso.
Mas acho que essa ideia pode ser boa se eixsitr um software instalado no celular do usuario que permita a propaganda, se ele quiser, sem usar o SMS.
Pensei em um Software que ficaria escutando um canal de radio padrão. Esse canal conteria o protocolo com a forma de acesso a rede wifi da loja e o endereço de seus feeds.
se o software detectar uma uma loja diferente pelo radio, ele abriria uma tela perguntando se o usuario gostaria de ver o menu da loja. Se sim o software acessaria se conectaria a rede e pegarias os feeds da loja, salvando as promoções.
Assim o usuario fica protegido e só ve as propagandas se quiser.

Luiz_Augusto_Prado

Desculpem-me! o GUJ travou e o post ficou duplicado.

jonathan_Coelho

o que vc pode fazer é comprar uma aparelho de Bluetooth Marketing e colocar anúncios para pessoas interessadas ligarem o bluetooth do celular, assim a publicidade iria atingir somente quem realmente interessar e iria ter uma boa aceitação.

http://marketing-digital.na-mosca.com/antena-bluetooth-longo-alcance-28.jpg

a vantagem do Bluetooth ainda séria a possibilidade de enviar Baners e videos promocionais e ainda selos de descontos pro celular sem custos.

AUser

Sim, mas bluetooth precisa de senha de conexão por padrão, certo? Não tem como desativar a autenticação.

igor_ks

Ja tive essa ideia tb a uns 2 anos atras, deve dar pra fazer via bluetooth sim…

Mas quem quiser, tem que deixar o bluetooth ativo e sem senha

alexfe

Sim, por bluetooth já vi em alguns lugares funcionando, mas a jogada seria mandar para qualquer celular que passar por perto, mas tambem acredito que isso poderia irritar muita gente e causar encomodos para o estabelecimento, concordam ??

furutani

com certeza, já vi isso em shopping e não gostei. Ainda prefiro o bom e velho cartaz.

deniswsrosa
Um grande colega meu desenvolveu um sistema desses de mobile marketing,inclusive [b]alexafe [/b]  posso colocá-lo em contato com você, ele tem procurado parcerios para vender o produto.Basicamente ele tem um aparelho de bluetooth que alcanca um raio de 500 metros e manda propaganda ou serteia brindes via bluetooth, mas obviamente, a pessoa ainda tem que confirmar o recebimento do arquivo.

Uma estatística que eu achei interessante é que um grande número de pessoas realmente andam com o bluetooth ligado, nós fizemos um teste dentro da Livraria Cultura e os resultados foram bastante animadores.

O único problema de fato é vender o sistema,  existe algumas empresas bem estabelecidas, a concorrência costuma ser um pouco forte.
S

Isso me lembra o shopkick… não é exatamente o que você quer fazer, mas o sucesso aqui nos EUA é enorme: http://www.shopkick.com/

igor_ks

O que mais me preocupei quando pensei nesse projeto foi na questao legal. Pode enviar mensagem bluetooth sem autorizacao? Tem alguma lei que proibe esse tipo de servico?

Essas coisas podem fazer o projeto ser inviavel

D

Claro, mas porque o usuário instalaria um app com o propósito apenas de receber propaganda?

igor_ks

Claro, mas porque o usuário instalaria um app com o propósito apenas de receber propaganda?
.

Isso é apenas o proposito do servico. O que da pra fazer com esse tipo de recurso vai com a criatividade de cada comerciante.

Se estiver sorteando um almoço pra quem estiver passando em frente do restaurante, você não iria ligar o bluetooth? Eu iria.
Se você estivesse em uma rua cheio de restaurantes e não sabe em qual ir, não seria interessante receber as promoções do dia, sem precisar entrar e ficar perguntando? Eu acharia legal
Mesma coisa com promoções de roupas, eletrônicos

S

igor_ks:
O que mais me preocupei quando pensei nesse projeto foi na questao legal. Pode enviar mensagem bluetooth sem autorizacao? Tem alguma lei que proibe esse tipo de servico?

Essas coisas podem fazer o projeto ser inviavel

Não precisa ser ilegal… existem diversas maneiras de contornar a situação e fazer com que o sistema funcione sem a necessidade de hacks.
Uma maneira seria fazer tudo isso com o consentimento do usuário. Não perguntando se ele quer receber propaganda, mas usando de outros meios para atingir o mesmo objetivo.

Veja por exemplo casos como os specials do foursquare ou o shopkick em si. Ambos atraem os consumidores para as lojas de uma forma não intrusiva e ainda transformam isso em uma experiência divertida.

Creio que esse deve ser o foco… assim seu sistema não fica dependente de outras empresas e questões legais. Por exemplo, imagine que você conseguiu acessar a rede de uma operadora de celular de forma ilegal e seu sistema consegue se utilizar disso para disparar mensagens indesejadas. É só uma questão de tempo para que a operadora acabe com a sua alegria tanto técnica quanto legalmente.

jonathan_Coelho

Legal esse ShopKick heim… agorinha alguém copia isso no Brasil e fica milionário

Luiz_Augusto_Prado

desiludido:
Luiz Augusto Prado:

Hehehe
Eu não acredito em inferno.
Olha só, eu também não acho correto os Spans que recebo. Eu odeio isso e também não compro de quem faz isso.
Mas acho que essa ideia pode ser boa se eixsitr um software instalado no celular do usuario que permita a propaganda, se ele quiser, sem usar o SMS.
Pensei em um Software que ficaria escutando um canal de radio padrão. Esse canal conteria o protocolo com a forma de acesso a rede wifi da loja e o endereço de seus feeds.
se o software detectar uma uma loja diferente pelo radio, ele abriria uma tela perguntando se o usuario gostaria de ver o menu da loja. Se sim o software acessaria se conectaria a rede e pegarias os feeds da loja, salvando as promoções.
Assim o usuario fica protegido e só ve as propagandas se quiser.

Vc tem razão, se os celulares passarem a aceitar qualquer propaganda, sem meu consentimento, eu paro de utilizar celulares.
como vejo que é sobre Marketing utilizando celulares de se trata o assunto e se existe alguem interessado…

Eu não utilizaria esse app, mas se é possivel que alguem se interessasse:
Não tem tempo de ver as promoções de uma loja. Simplemente entraria na loja, pegaria os feeds e iria embora. Depois, quando tivesse tempo, leria os feeds.

igor_ks

E quem falou de hacks?

Tudo e qualquer produto que vc colocar no mercado, vc tem que verificar a questao legal dele, se nao há leis que proíbe tal servico…

W

Eu acredito que seria possivel de fazer sem problemas, eh provavelmente nao eh dificil.

O que vc esta querendo fazer eh exatamente o que o Nintendo 3DS faz. O Nintendo 3DS tem uma funcionalidade chamada StreetPass, que troca dados, com outro usuario e a unica coisa que eles precisam eh passar perto um do outro.
Tem tambem alguns pontos que enviam dados para o Nintendo 3DS.

No caso do Nintendo 3DS, a aplicacao que envia e recebe os dados “se conhecem” e o usuario tem que autorizar enviar e receber os dados, mudando as configuracoes do console.

Acho que no caso sistema que vc esta querendo fazer eu acho que seria mais facil, fazer uma App, que recebe essas notificacoes e o usuario pode autorizar ou nao.
Por exemplo, vc quer enviar mensagens de promocoes de lojas do shopping higienopolis, vc poderia fazer uma app que usa o GPS do telefone e identifica se o usuario esta proximo de alguma das lojas que vc quer fazer propaganda. Se o usuario estive proximo da loja eh soh enviar uma mensagem atraves da App e o usuario vai receber uma notificacao do mesmo jeito.

Enviar um SMS sem ter o numero do telefone eu acho dificil, mesmo assim, se fosse possivel, deixaria todo mundo p* da vida.

//Daniel

alexfe

Então as melhores alternativas seriam enviar por bluetooth, e tambem usar o localizador gps.

Criado 24 de janeiro de 2012
Ultima resposta 29 de jan. de 2012
Respostas 25
Participantes 14