Como levantar e configurar um servidor DNS no windows XP?

Boa tarde, gostaria de uma ajudinha pra quebrar um galho pra mim aki, gostaria de levantar um servidor dns na minha maquina rodando Windows XP.

Aguem pode me dar uma idéia?

Tem 1 ano que sai do setor de infraestrutura, estou meio desatualizado.
Costumavamos usar este aqui:

http://imasters.uol.com.br/artigo/13929/crie_seu_proprio_servidor_dns

Não é uma boa fazer o xp ser servidor dns, mas cada caso é um caso. Tenta usar esse bind ai, já usei a um tempo atrás e funcionava.

valeu.

[quote=charlesbraw]Tem 1 ano que sai do setor de infraestrutura, estou meio desatualizado.
Costumavamos usar este aqui:

http://imasters.uol.com.br/artigo/13929/crie_seu_proprio_servidor_dns

Não é uma boa fazer o xp ser servidor dns, mas cada caso é um caso. Tenta usar esse bind ai, já usei a um tempo atrás e funcionava.

valeu.[/quote]

Obrigado pela resposta.

Como eu poderia configurá-lo?

Carlos, se você não precisa de um servidor DNS completo, mas apenas de resolver um endereço qualquer, você pode mexer no seu arquivo C:\windows\system32\drivers\etc\hosts.
Esse é um arquivo-texto bem simplesinho, e você pode fazer experiências à vontade porque os endereços são resolvidos apenas para sua própria máquina.

Infelizmente tem muito tempo que trabalhei com este programa e não lembro mais detalhes.

Conforme o entanglement disse, se você for usar para fazer testes em seu próprio computador, é melhor editar o arquivos hosts mesmo. Geralmente fazemos teste usando ele em uma maquina local.

Caso você não saiba usar:

127.0.0.1 localhost
AQUI FICA O IP aqui vai ser o nome que vai ser usado para acessar esse ip

Em dns é assim (existem mais coisas avançadas), a principio é isso: ip = nome.

faça o seguinte comando no Dos do seu sistema (se for windows)

ipconfig /displaydns

você verá uma lista de dns que está no cache do seu pc.

caso queira limpar o cache

ipconfig /flushdns {editei essa parte, havia escrito “dnsflush” o certo é “flushdns”}

Obrigado colegas já estou satisfeito com o que tenho… :lol: