Como manipular dados?

Olá Pessoal, to aqui mais um vez com uma dúvida :slight_smile:
EDIT 5/05/11: minha nova dúvida ta la embaixo, poderia ter criado outro tópico mas preferi levantar esse msm =D

Eu to fazendo um programa de estatística de calcular moda,mediana,varianca, etc…
O meu professor me passou o “banco de dados”(é apenas um arquivo de excel com os dados dos questionados) do que é pra calcular de 50 pessoas, que está baseado em: Questionado (1,2,3,4…) / Sexo (1 ou 2) / Idade (anos) / Altura (m) / Peso (Kg)
os métodos tudo ok até agora

A minha dúvida é, como vou manipular esse banco de dados, de modo que posso abrir/salvar/editar?

Não tenho certeza se vai ser, mas se for fixo 50 pessoas da pra fazer por arrays? ou tem que ser ArrayList ou outro (não sei usar, se puderem me passar um artigo sobre esses assuntos com exemplos…)

se puderem me ajudar, valeu

Você pode usar JDBC com MySQL.

Putz, não tem algo mais simples não? hehe (Ou isso já é o simples?)Meu conhecimento ainda é pouco =S

Quando ele disse banco de dados, ele especificou se precisaria de um JDBC? Dependendo da situação, você pode guardar tudo em um arquivo.

Na verdade eu acho que ele nem vai ver o código-fonte hehehe, porque ele é professor de Estatística não de programação =P

Utiliza o JDBC no netbeans tem como vc criar uma aplicação rapida com o banco

Me perdoem!! mas eu esqueci de falar que esse banco de dados na verdade não é realmente um banco de dados e sim um arquivo de excel :lol:

Procure por JExcelAPI.

Agora minha dúvida é outra, to tentando fazer com JExcelAPI

Eu já aprendi carregar e ler o arquivo de excel

Mas eu queria passar os dados de uma coluna para um array ou arraylist (acho que array daria mais certo?)

Por exemplo, se eu tiver um coluna de altura:

Altura:
1,58
1,69
1,72

como eu posso fazer pra transferir o que está nessa coluna do excel pra um array?