Como manter a posicao dos componentes?

Alo pessoal mais uma vez JAVA esta a dar me cabo dos nervos .E o seguinte:

Eu criei um JPanel com alguns componentes e de seguida criei um JToolBar que adicionei a esse painel.O problema e que quando eu movo o JToolBar da sua posicao inicial todos os outros componentes desse painel mudam de posicao.

O que devo fazer ?

Eu acho que isto está relacionado com o layout definido para o JPanel. Se vc não definiu nenhum, então está setado um FlowLayout, que faz com que os componentes inseridos sejam colocados um atrás dos outros. Provavelmente, naum sei ao certo, quando vc tira o JToolBar do lugar, acho que o FlowLayout tenta fazer os outros ocuparem o lugar disponibilizado pela retirada do JToolBar…
Não tenho certeza, mas esse é o dignóstico que, intuitivamente, eu enxergo… :lol:

Eu usei o GridBagLayout para o JPanel.

tenta passar null para o setLayout() do JPanel. O incoveniente é que vc vai ter que setar o setBounds de todos os componentes da tela

Nao entendi bem qual e a sua ideia .Onde ou quando e que eu devo passar null para o setLayout() do Jpanel ?

[quote]
…acho que o FlowLayout tenta fazer os outros ocuparem o lugar disponibilizado pela retirada do JToolBar…
Não tenho certeza, mas esse é o dignóstico que, intuitivamente, eu enxergo… [/quote]

Bom diagnostico.Nem imagina o quanto util ele me foi. :smiley:

[quote=Ehb]Alo pessoal mais uma vez JAVA esta a dar me cabo dos nervos .E o seguinte:

Eu criei um JPanel com alguns componentes e de seguida criei um JToolBar que adicionei a esse painel.O problema e que quando eu movo o JToolBar da sua posicao inicial todos os outros componentes desse painel mudam de posicao.

O que devo fazer ?

[/quote]

Depende de do layou tdo container. Usando BorderLayout com o toolbar com constraint para NORTH e o demais componentes encapulados em um panel e com constraint CENTER, os componentes nao vao se mover. :slight_smile:

[quote=Proteu Alcebidiano]
Depende de do layou tdo container. Usando BorderLayout com o toolbar com constraint para NORTH e o demais componentes encapulados em um panel e com constraint CENTER, os componentes nao vao se mover. :)[/quote]

Ora,ora. Nunca pensei que pudesse ser tao simples.

Um OBRIGADAO. :wink: