Como manter e publicar o conteúdo de um processo de desenvolvimento

Olá, pessoal,

Eu sou novato em questões de desevolvimento de software. Estou começando a ler sobre processos ágeis, processo unificado e etc, e me ficou a seguinte dúvida.

Quando executamos um processo criamos uma série de documentos. Esses documentos precisam ser mantidos e publicados. Que ferramentas existem para isso? Quais são as mais usadas? Existem ferramentas gratuitas? Eu pediria a quem já conhece o Eclipse Process Framework que me dissesse se ele serve para esse fim. De qualquer modo, pediria uma indicação de uma boa ferramenta para isso.

Obrigado,

Hel_All

Olá. O EPF (Eclipse Process Framework) serve para você modelar o seu processo e não para gerenciar os artefatos gerados durante o processo.
O EPF é a “implementação de referência” da PML (Process Modeling Language) SPEM, que é um metamodelo para criação de modelos de processo. O RUP e o XP usam o SPEM.

No EPF vc formaliza o processo de desenvolvimento que é seguido entendeu? Eu tenho trabalhado com o EPF no meu mestrado, onde eu proponho um modelo de processo de reengenharia de software. No modelo de processo vc diz que uma determinada tarefa (task no SPEM) consome um (ou vários) artefatos (work product no SPEM) e gera um (ou vários) artefatos. Você só diz que artefatos são, de que tipo, quais as técnicas empregadas para gerá-los, quem são os responsáveis (roles), etc, mas a instância de cada artefato é irrelevante. Seria legal talvez vocês formalizarem uma estrutura de diretórios com os documentos gerados e mantê-la sob controle de versões. Sinceramente não conheço, mas deve existir alguma ferramenta com esse objetivo.

[]´s

Olá, David,

Obrigado pela reposta. Ajudou muito. Até mais,

Hel_all