Como mapear um atributo que nem sempre vai ser persistido em JPA

Prezados, boa tarde.

Estou com uma dúvida, tenho uma classe que mapeei como embeddable e lá coloquei dois atributos, um é o número da residência no caso de pessoa física, e o número do estabelecimento no caso de ser uma pessoa jurídica (uma empresa), eu só quero persistir essas informações quando for necessário. Tentei colocar @Transient e não deu certo.

Transiente é o antônimo de persistente, logo o @Transient significa que nunca vai persistir.
Todo @Column é nullable por padrão à menos que você anotou como @Column(nullable = false).

Só um questionamento, não faria mais sentido você ter somente uma coluna numero?
Se é uma pessoa física você sabe que o número é da residência, se é jurídica o número é do estabelecimento.

Penso da mesma forma. Mas tenho uma classe chamada Endereco que é uma embeddlable. Faço assim porque em várias classes tem endereço, então o cliente tem endereço mas um fornecedor também tem. O que eu quero é quando eu passar um endereço de um cliente, funcionário que seja persistindo o número da residência e quando for um fornecedor seja persistindo o número do estabelecimento. Utilizando a mesma classe