Como me manter na ativa?

então, fiz meu curso de javaSE no segundo semestre do ano passado e já terminou claro, depois que saí ainda estudei um pouco aí chegou férias e essas coisas todas dexei um poco de lado e já não to mais muito afiado, to aprendendo ruby no momento, mas não quero ficar fraco no java

talvez alguns aqui já tenham passado por esse tipo de hiato, qual a melhor coisa a se fazer?

ahhhh… tipo… voltar a praticar Java talvez?

Se vc está na àrea e trabalha com uma delas escolha a que vc não está trabalhando e pratique fora do horario de trabalho; se vc está querendo entrar na àrea escolha uma delas (indico java) e estude/pratique o maior tempo possivel e esqueça a outra por um tempo (até entrar na àrea).

flws

eu to estagiando agora na area de business intelligence/banco de dados

é que é meio dificil organizar o estudo, to com um video training de introdução a J2EE, tenho o use a cabeça pra terminar de ler(to na metade), terminar os cursos do JEDI…penso em começar a estudar pro SCJP…já pensei tb em baixar engine de jogo 2d em java… tipo, perdidão mesmo :stuck_out_tongue:

mas assim, acredito que várias pessoas já devem ter passado por um certo hiato de programação/estudo em geral, eu sei que é algo que basicamente depende de mim, mas talvez umas dicas pra motivar e/ou organizar seria muito bom

Cara…se nao tiver nenhum estagio em vista…faz freela, é uma otima oportunidade…e nao acredita nessa minoria que diz na net que fazer freela é furada e que os clientes sao uns açogueiros e coisas do tipo…eu faço muitos…e conheco muita gente que faz e é feliz assim, outro detalhe…essa galera nao tem tempo pra ficar falando da vida em blogs.rss…entao nao vai achar alguem dizendo que é maravilhoso simplesmente pq nao perde tempo com isso, dai qd tiver mais preparado pode disputar boas vagas e mostra que fez algo…

Escolha um livro e leia-o ate o fim… tenho certeza que vc vai relembrar e aprender muitas coisas novas. E livros de java tem aos montes na internet, veja pelo indice o que mais ou menos o livro aborda e escolha o que seja mais compativel com voce