Como me tornar Programador JR?

[color=darkblue][b]Ola galera do forum … sou tecnico em eletronica e sempre me interessei por programacao.
Sou de Curitiba e o mercado para programadores parece ser muito bom, comprei recentemente o " Livro Java Como Programar 6 ed. ", para que me ajudasse a me tornar um programador.
Preciso que alguns programadores experientes aqui do forum, me digam quais sao os pre-requisitos para me tornar um PROGRAMADOR JR???
E, se possivel me indicar bons livros se possivel em portugues para aumentar meus conhecimentos diante da linguagem JAVA???

Obrigado.[/b][/color]

Se voce nunca programou em Java e nao conhece muito sobre ele, comece lendo o Use a Cabeça JAVA. Depois você lê o do Deitel que é mais cansativo.

Tbm aconselho ler primeiro o Use a cabeça Java, os livros da série Use a Cabeça são otimos para começar

[quote=rodsquirino][color=darkblue]…me digam quais sao os pre-requisitos para me tornar um PROGRAMADOR JR???
Obrigado.
[/color][/quote]

Considerando que vc não tem experiência com programação, se não tiver QI…CONCERTEZA ISSO TE ESPERA:
http://www.guj.com.br/posts/list/141995.java

Boa sorte!!

[]'s

po nerick, não é por que você teve uma experiência ruim que todo mundo vai ter…

mais respondendo ao criador do tópico, o nerick não esta de todo errado, o mercado não aceita muito facil que esta começando, poucas são as oportunidades que vi assim do 0, mesmo de estagiarios acontece muyito de pedirem experiência… costumam pedir estagiarios com nivel de juniores, juniores com nivel de pleno, pleno com nivel de senior e senior que também gerencie.

assim mesmo não é impossivel, o mercado tem bastante vagas ainda, apesar da maioria ser exigente em excesso também existem entrevistadores com bom senso…

agora quanto aos livros, o java como programar é mais indicado como um livro de referencia, ele é completissimo, porém massante e tem uma didatica terrivel para se aprender do zero.

muita gente indica o use a cabeça java, dizem ter uma didatica muito boa, eu ja li outro livro da serie use a cabeça e a didatica é otima mesmo, é uma possibilidade de como aprender a linguagem, outra (a que eu usei) foi aprender com os pdfs e apostilas que se encontra na net… vai no site da caelum e baixe a apostila fj-11 que é muito boa, procura pela iniciativa jedi que também tem otimas apostilas, outras duas alternativas seriam você pegar video aulas da dev media (que ficam disponiveis caso você assine a java magazine, o custo até que não é alto considerando o beneficio das video aulas), ou a alternativa mais rapida e provavelmente garantida é você fazer uma academia java em uma das escolas que tem pro ai como a caelum ou a global code, mais ai prepara o bolso…

a e claro, acostume-se a usar o google em todas as duvidas que tiver… caso não encontre as respostas que precisa venha no forum e pergunte…normalmente tem alguém disposto a ajudar…

bom… bons estudos, espero ter ajudado

Bom, além da leitura (obrigatória) dos livros ditos acima, seria muito interessante você tentar começar um curso superior. Além de vc melhorar seu curriculum, vc certamente precisará dele para vagas futuras (seja jr, pleno, sr …).
Muitas empresas exigem que o candidato esteja cursando cursos relacionados a TI para contratarem.
E outra G-R-A-N-D-E vantagem de fazer um curso superior seria vc aumentar seu network. Acredite, com indicações e boas recomendações vc consegue boas oportunidades para entrar no mercado.

[]'s !

Na minha opinião,

1º) Estude bem, faça seus proprios projetos, se possivel um freelas

2º) Se fizer facu, não se contente com oq ensinam la…ou mto provavelmente esqueça tudo que ensinam la e aprenda sozinho ou com cursos complementares

3º) Faça um networking de pessoas da area

4º) Se tiver um bom networking vc arruma trampo com um salario razoavel para começar, senão se prepare para aceitar trampo com salarios bem baixos…

[color=darkblue][b]Valeu galera do forum, li todos os topicos dos amigos e vou considerar tudo o que cada um disse … desde ja agradeco a colaboracao … e isso ai.
Na realidade estou fazendo Faculdade de Sistemas da Informacao, mas, como um colega disse, faculdade ensina muito pouco e por isso que temos que andar com as proprias pernas.
Reforcando o que disse no topico, sera que o interessante tambem, uma ideia que eu tive de momento: " ESTUDAR PARA CONSEGUIR CERTIFICACAO SCJP ", o interessante que a certificacao fortalece o curriculo ainda mais pra pessoas sem experiencia???

observacao: nao reparem na falta de acentos, meu teclado foi pro vinagre …

Obrigado a todos!!![/b][/color]

amigo tbm sou de ctba… e aqui o mercado esta bem trizte… realmente bem fraco para java e a media salarial tem caido bastante… falta emprego, salarios la em baixo…
se quer mesmo entrar no mercado de java sugiro que va para outra cidade onde tenha um mercado melhor como sp… pois aqui a coisa ta trizte… porem se vc é tecnico em eletronica sujiro que se aperfeiçoe mais em eletronica e microeletronica principalmente, apesar desta area não ter um mercado tão vasto a remuneração $$$ e milhões de vezes mais gratificante que java… sistemas embarcados e microeletronica e algo que da muito dinheiro… mas e algo bastante complexo… se ja esta nesta area aconselho a não sair…

Oi,

trizte = triste.

Só uma dica… pratique inglês.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

trizte = triste.

Tchauzin![/quote]

Não é não… testa ai:

boolean bTriste = "trizte".equals("triste");

System.out.println("triste = trizte"+(bTriste)?"sim":"não");

[quote=luistiagos][quote=lina]Oi,

trizte = triste.

Tchauzin![/quote]

Não é não… testa ai:

[code]

boolean bTriste = “trizte”.equals(“triste”);

System.out.println(“triste = trizte”+(bTriste)?“sim”:“não”);

[/code][/quote]

Oi,

De acordo com o código postado por luistiagos:

a) Compila e executa
b) Compila e não executa
c) Compila e mostra o resultado = não
d) Não compila

Tchauzin!

hum… eu acho que da um BooleanExpectedCompilerFaiureException…

corrigindo:

boolean bTriste = "trizte".equals("triste");

System.out.println("triste = trizte"+((bTriste)?"sim":"não"));

Melhorando:

System.out.println("triste = trizte"+(("trizte".equals("triste"))?"sim":"não"));

veja se o post a seguir vai ajudar?

http://camilolopes.wordpress.com/2009/03/13/como-ser-um-programador-jr-java/

abraco,

outro dia ai mesmo uma amiga minha que trabalha com RH me ligo perguntando se eu não conheceria algum programador que meche com robótica pra indica… acho que nesse caso seria otimo pra alguém assim se desenvolver no futuro… dizem que essa area é bem promissora (resumindo, não desanimem ele caramba)…